Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59049
Type: Tese
Title: A literatura como traição: transgressões de cenas bíblicas
Authors: Késia Rodrigues de Oliveira
First Advisor: Julio Cesar Jeha
First Referee: Helena Etelvina de Lemos Carvalhão Buescu
Second Referee: Silvana Maria Pessôa de Oliveira
Third Referee: Delzi Alves Laranjeira
metadata.dc.contributor.referee4: Osmar Pereira Oliva
metadata.dc.contributor.referee5: Georg Otte
Abstract: Nesta tese, investiga-se como a traição, a transgressão e a subversão se apresentam em contos de Jorge Luis Borges, Moacyr Scliar e Deana Barroqueiro que têm, por mote, a reescrita, às avessas, da história dos grandes líderes bíblicos Abraão, Moisés e Davi e dos insidiosos Caim, Esaú e Judas. A releitura das cenas bíblicas protagonizadas por esses personagens na ficção aponta, neste estudo, uma forma de entender a literatura como traição. Esse entendimento está intimamente ligado às noções de reescrita, memória, apropriação e desapropriação, desenvolvidas, respectivamente, por Antoine Compagnon, Umberto Eco, Michel Schneider, Ricardo Piglia e Harold Bloom. A partir desses conceitos, procurou-se apresentar, ainda, uma discussão sobre como essas narrativas remetem a uma profanação do sagrado, no sentido de que elas deixam em segundo plano o caráter sacro das Escrituras, trazendo à luz aspectos humanos das histórias e, com isso, apontam para as múltiplas possibilidades de interpretações da Bíblia e para a produção de novos textos.
Abstract: This thesis investigates how betrayal, transgression, and subversion are presented in short stories by Jorge Luis Borges, Moacyr Scliar, and Deana Barroqueiro, the motif of which is the reverse rewriting of the histories of the great biblical leaders Abraham, Moses, and David, as well as the deceitful Cain, Esau, and Judas. The revisiting of the biblical scenes in which these characters appear constitutes a way of understanding literature as betrayal. This interpretation is closely linked to the notions of rewriting, memory, appropriation, and disappropriation developed by Antoine Compagnon, Umberto Eco, Michel Schneider, Ricardo Piglia, and Harold Bloom. Based on these concepts, this study also discusses how these narratives refer to a profanation of the sacred, in the sense that they put aside the sacred character of the Scriptures, bringing to light human aspects of stories and thus pointing to the multiple possibilities of interpretations of the Bible and for the production of new texts.
Subject: Abraão (Patriarca hebreu)
Moisés (Legislador de Israel)
Davi, Rei de Israel
Caim (Personagem bíblico)
Esaú (Personagem bíblico)
Judas Iscariotes (Personagem bíblico)
Borges, Jorge Luís, 1899-1986. – Crítica e interpretação
Scliar, Moacyr, 1937-2011. – Crítica e interpretação
Barroqueiro, Deana, 1945- – Crítica e interpretação
Ficção argentina – História e crítica
Ficção brasileira – História e crítica
Ficção portuguesa – História e crítica
Personagens e características
Religião na literatura
Traição
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/59049
Issue Date: 9-Sep-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A literatura como traição_Tese de Doutorado de Késia Oliveira_versão final.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons