Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59095
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de desempenho do programa academia da saúde em Belo Horizonte: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Performance evaluation of the health gym program in Belo Horizonte: a case study
Evaluación de desempeño del programa academia de la salud en Belo Horizonte: un estudio de caso
Autor(es): Marcos Gonçalves Maciel
Luiz Alex Silva Saraiva
Marcelo Moraes Silva
Paulo Roberto Vieira Junior
Resumo: Esta pesquisa realizou uma avaliação de desempenho em um polo do Programa Academia da Saúde em Belo Horizonte/MG. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. A escolha do polo e dos participantes foi intencional. Adotamos a entrevista em profundidade para a coleta dos dados, sendo que a amostra foi estipulada pela técnica de saturação. Para a interpretação das informações usamos a análise crítica do discurso. Os resultados indicam algumas lacunas existentes no programa, como aspectos logísticos adequados; inadequação da articulação entre polo e Unidade Básica de Saúde; ausência de metas definidas. Como aspectos positivos identificamos a satisfação dos profissionais em atuar no programa e dos alunos em participar das aulas. Concluímos que o modelo de avaliação adotado contribuiu para diagnosticar importantes condições operacionais executadas que podem auxiliar a tomada de decisões dos gestores quanto ao desenvolvimento do programa.
Abstract: This research conducted a performance evaluation on the Health Gym Program in Belo Horizonte, MG. It is a qualitative case study and the choice of Gym and participants was intentional. We used in-depth interview to collect data and the sample was set by saturation. To interpret the information, we used critical discourse analysis. The results point to some gaps in the program such as proper logistics, coordination between Gym and Basic Health Unit, and clear goals. As positive aspects we found professionals’ satisfaction in working in the program and students’ satisfaction in participating in the classes. We concluded that the evaluation model adopted contributed to finding important operational conditions that can help managers to make decisions regarding the development of the program.
Assunto: Exercícios físicos
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.88631
URI: http://hdl.handle.net/1843/59095
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/88631
metadata.dc.relation.ispartof: Movimento
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