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http://hdl.handle.net/1843/59095
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Avaliação de desempenho do programa academia da saúde em Belo Horizonte: um estudo de caso |
Other Titles: | Performance evaluation of the health gym program in Belo Horizonte: a case study Evaluación de desempeño del programa academia de la salud en Belo Horizonte: un estudio de caso |
Authors: | Marcos Gonçalves Maciel Luiz Alex Silva Saraiva Marcelo Moraes Silva Paulo Roberto Vieira Junior |
Abstract: | Esta pesquisa realizou uma avaliação de desempenho em um polo do Programa Academia da Saúde em Belo Horizonte/MG. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. A escolha do polo e dos participantes foi intencional. Adotamos a entrevista em profundidade para a coleta dos dados, sendo que a amostra foi estipulada pela técnica de saturação. Para a interpretação das informações usamos a análise crítica do discurso. Os resultados indicam algumas lacunas existentes no programa, como aspectos logísticos adequados; inadequação da articulação entre polo e Unidade Básica de Saúde; ausência de metas definidas. Como aspectos positivos identificamos a satisfação dos profissionais em atuar no programa e dos alunos em participar das aulas. Concluímos que o modelo de avaliação adotado contribuiu para diagnosticar importantes condições operacionais executadas que podem auxiliar a tomada de decisões dos gestores quanto ao desenvolvimento do programa. |
Abstract: | This research conducted a performance evaluation on the Health Gym Program in Belo Horizonte, MG. It is a qualitative case study and the choice of Gym and participants was intentional. We used in-depth interview to collect data and the sample was set by saturation. To interpret the information, we used critical discourse analysis. The results point to some gaps in the program such as proper logistics, coordination between Gym and Basic Health Unit, and clear goals. As positive aspects we found professionals’ satisfaction in working in the program and students’ satisfaction in participating in the classes. We concluded that the evaluation model adopted contributed to finding important operational conditions that can help managers to make decisions regarding the development of the program. |
Subject: | Exercícios físicos Políticas públicas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.22456/1982-8918.88631 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59095 |
Issue Date: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | http://https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/88631 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Movimento |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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