Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59118
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Helcira Maria Rodrigues de Lima | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2109410145220432 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Allana Mátar Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fábio Ávila Arcanjo | pt_BR |
dc.creator | Camila Meloni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T14:28:59Z | - |
dc.date.available | 2023-10-04T14:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/59118 | - |
dc.description.resumo | Autoria é um conceito que é definido tanto pela Base Nacional Comum Curricular, quanto pela Análise do Discurso. Enquanto a primeira a associa ao protagonismo e à criticidade do autor, a segunda a relaciona ao efeito de sentido do texto e à sua coerência. Tendo como objetivo a análise da autoria, presente nos critérios de correção, em três redações nota máxima do ENEM 2019, divulgadas pelo INEP, este artigo objetiva discutir de qual maneira o participante é avaliado neste critério, e como a imposição de um conceito que, para ele, é subjetivo induz a uma escrita limitada. Para isso, serão mobilizados conceitos da Análise do Discurso, da BNCC e as normas de correção da prova, para uma pesquisa cunho qualitativo. Os resultados mostraram que os egressos do Ensino Médio, na prova destinada a eles, são restritos enquanto criatividade por meio de uma correção embasada em critérios que contrariam o que é indicado pela própria base, o que limita a escrita do sujeito e induz à sensação de apagamento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Apagamento | pt_BR |
dc.subject | Sujeito | pt_BR |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | O conceito de autoria e o apagamento do sujeito nas redações nota máxima do ENEM | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Versão_final_Camila_Meloni_ABNT_final - Revisado (1).pdf | 977.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.