Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59118
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2109410145220432pt_BR
dc.contributor.referee1Allana Mátar Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2Fábio Ávila Arcanjopt_BR
dc.creatorCamila Melonipt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T14:28:59Z-
dc.date.available2023-10-04T14:28:59Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59118-
dc.description.resumoAutoria é um conceito que é definido tanto pela Base Nacional Comum Curricular, quanto pela Análise do Discurso. Enquanto a primeira a associa ao protagonismo e à criticidade do autor, a segunda a relaciona ao efeito de sentido do texto e à sua coerência. Tendo como objetivo a análise da autoria, presente nos critérios de correção, em três redações nota máxima do ENEM 2019, divulgadas pelo INEP, este artigo objetiva discutir de qual maneira o participante é avaliado neste critério, e como a imposição de um conceito que, para ele, é subjetivo induz a uma escrita limitada. Para isso, serão mobilizados conceitos da Análise do Discurso, da BNCC e as normas de correção da prova, para uma pesquisa cunho qualitativo. Os resultados mostraram que os egressos do Ensino Médio, na prova destinada a eles, são restritos enquanto criatividade por meio de uma correção embasada em critérios que contrariam o que é indicado pela própria base, o que limita a escrita do sujeito e induz à sensação de apagamento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectApagamentopt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO conceito de autoria e o apagamento do sujeito nas redações nota máxima do ENEMpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versão_final_Camila_Meloni_ABNT_final - Revisado (1).pdf977.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.