Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59136
Type: Artigo de Periódico
Title: A formação de leitores de literatura na educação infantil: contribuições de uma pesquisa colaborativa
Other Titles: Development literature readers in childhood education: contributions of a colaborattive research
Authors: Mônica Correia Baptista
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Cristiene Leite Galvão
Abstract: A pesquisa Letramento Literário na Educação Infantil objetivou apoiar professores na formação de crianças como leitoras de literatura, empregando a metodologia da pesquisa colaborativa. A prática docente foi tomada como objeto de reflexão, por meio da análise de entrevistas e de observações, registradas em fotografias, vídeos e anotações em diário de campo. Em reuniões técnicas e em encontros de estudos, os registros foram debatidos por professores e pesquisadores com vistas ao aprofundamento teórico e à elaboração de estratégias de intervenção. Pelo seu caráter de construção coletiva e processual, a pesquisa fomentou espaços de reflexão, apoiando a criação, o desenvolvimento e a vivência de situações de aprendizagem nas quais a leitura literária se concretizava como prática social e cultural para as crianças e seus professores. Evidenciou-se, entre os professores participantes, maior domínio de conhecimentos relativos à seleção de livros, organização de espaços e estratégias de mediação de leitura. Além disso, ratificou-se a necessidade de as instituições responsáveis pela formação de professores da Educação Infantil assumir, como importante componente da formação inicial e continuada, a discussão acerca da organização dos espaços do livro e da leitura, bem como o planejamento e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a formação de leitores.
Abstract: The Research “Literature Literacy in Early Childhood”, through a collaborative methodology, aimed to improve teachers’ practices so they would support children as literature readers. Teaching practice was taken as an object of reflection, through the analysis of interviews and observations, photographs, videos and fieldnotes. In researcher-teacher meetings, these records registers were debated aiming to expand theoretical understandings and the elaboration of intervention strategies. Because of its collective and procedural character, the research fostered spaces for reflection, supporting the group of teachers to create and develop learning situations in which literary reading became a social and cultural practice for that group of children and teachers. A greater knowledge of the selection of books, organization of spaces and strategies of reading mediation were evidenced among the participating teachers. Additionally, it became evident the need for institutions responsible for the training of teachers in Early Childhood Education to assume, as an important component of pre-service and in-service teachers, the discussion about the organization of book and reading spaces, as well as the planning and development of pedagogical strategies for the formation of readers.
Subject: Literatura infantojuvenil
Leitores
Educação infantil
Professores - formação
Pesquisa interdisciplinar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59136
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/21334
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de Pesquisa em Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.