Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59137
Tipo: Artigo de Periódico
Título: “Por que aprender a ler?”: afeto e cognição na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Why learn how to read? affection and cognition in Early Childhood Education
Autor(es): Isabela Costa Dominici
Maria de Fátima Cardoso Gomes
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os sentidos e os significados atribuídos à linguagem escrita na trajetória de duas crianças de 5 anos em uma turma de Educação Infantil. Para a investigação e a análise dos dados, foi realizado um estudo de caso e a observação participante, como anotações em caderno de campo, entrevista com os participantes e videogravação. Fundamentam essa investigação os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação. A análise dessas trajetórias permitiu argumentar que os processos de apropriação da linguagem escrita envolvem aspectos cognitivos e afetivos, interação com artefatos culturais e vivências socioculturais.
Abstract: This article aims to analyze the meanings attributed to written language in the journey of two five-year-old children in Early Childhood Education. A participant observation, comprising interviews, notes and video recording, was conducted to investigate and analyze data. The research was guided by the ontological and epistemological perspectives of Cultural-Historical Psychology and Educational Ethnography. The analysis of these children’s journeys makes it possible to claim that the processes of appropriation of the written language involve cognitive and affective aspects, the interaction with cultural artifacts and people, and lived experiences.
Assunto: Educação infantil
Afeto (psicologia)
Cognição
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0113
URI: http://hdl.handle.net/1843/59137
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/pp/a/8z3cfHmdHQCcF7L4k7HzCGk/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Pro-Posições
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Por que aprender a ler_”_ afeto e cognição na Educação Infantil.pdf489.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.