Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59152
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Experiências de jovens pobres participantes de programas de aprendizagem profissional
Título(s) alternativo(s): Experiences of poor youth participants of professional learning programs
Autor(es): Paulo Robeto da Silva Junior
Claudia Andréa Mayorga Borges
Resumo: Este artigo visa discutir as experiências, nos âmbitos individual/subjetivo, coletivo/social, profissional, geracional e de classe social, vivenciadas por jovens pobres que participam de programas de aprendizagem profissional. Apontamos como as hierarquias geracional e de classe social tornam estes jovens alvo de diversas ações que visam integrá-los e adaptá-los a um modelo específico de sociedade, tornando-os um campo de intervenção social, sobre o qual vários atores da sociedade atuam no sentido regular e conformar as experiências juvenis. As análises apontam como estas hierarquias constroem lugares de subordinação para os jovens dentro das instituições de formação, nos locais de trabalho e na sociedade. O direito ao trabalho é tomado como trabalho da carência do jovem pobre dentro dos programas de aprendizagem profissional, numa perspectiva de salvação deste jovem, gerando para ele maiores contribuições presentes do que futuras em suas vidas, dentro de um horizonte de instauração de novas trajetórias de vida.
Abstract: This paper discusses the experiences, the individual/subjective spheres, collective/social, professional, generational and social class experienced by poor young people that participate in programs of professional learning. We point out how the generational and social class hierarchies make poor youth become target of several aimed at integrating them and adapt them to a specific model of society, making them a field of social intervention, on which various social actors operating in regular direction and to conform juvenile experiments. The analyzes show how these hierarchies of subordination build places for young people within the training institutions, the workplace and society. The right to work is taken as the lack of working poor youth within programs of professional learning with a view to the salvation of the poor youth, creating for them the greatest contributions that future gifts in their lives, within a horizon towards new life trajectories.
Assunto: Adolescente
Jovens pobres
Aprendizes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102016aop001
URI: http://hdl.handle.net/1843/59152
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/psoc/a/X7n6pyVFLwLZbpZqN3J4xqN/?lang=pt#
metadata.dc.relation.ispartof: Psicologia & Sociedade
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