Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/59175
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Tech2Talk: o desenvolvimento de habilidades orais por meio de tecnologias digitais |
Other Titles: | Tech2Talk: development of oral skills through digital technologies |
Authors: | Ronaldo Corrêa Gomes Junior Giovana Garcia Gonçalves Gutierrez |
Abstract: | Um dos maiores desafios que surgem em meio à aprendizagem de inglês é falar o idioma. Pensando nisso, um estudo foi conduzido a partir da criação de um curso de extensão online na plataforma Moodle. O curso teve duração de 6 semanas e foi oferecido no segundo semestre de 2017 a 30 estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Minas Geras. O objetivo da pesquisa foi investigar as affordances (GIBSON, 1986) de ferramentas digitais para o desenvolvimento de habilidades orais em língua inglesa. Para analisar as affordances, foi preciso levar em consideração as ações e atividades de professores e alunos, bem como a natureza múltipla em interações linguísticas, enfim, a rede de elementos desse cenário (VAN LIER, 2000, 2002). Dessa maneira, as affordances foram percebidas de maneiras diferentes pois cada participante trazia uma realidade consigo. Nesta pesquisa, algumas das affordances percebidas pelos estudantes foram: possibilidade de ampliar o vocabulário, de praticar a pronúncia e perder o medo. Vale ressaltar que também houve limitações tais como dificuldades técnicas em relação ao uso de determinadas ferramentas. Se, por um lado, o cronograma foi afetado diante de tais imprevistos, por outro, houve um crescimento de autonomia dos participantes, que criaram maneiras próprias de lidar com situações inesperadas. Dessa forma, foi possível observar como as interações e motivações dos estudantes foram fundamentais na construção de aprendizagem no ambiente virtual. |
Abstract: | One of the main challenges that might emerge from learning English is speaking the language. Given that, this research addresses an online course held on Moodle platform. It was a 6-week course offered in the second semester of 2017 to 30 students from different graduation courses at the Federal University of Minas Gerais. The research aimed to investigate affordances (GIBSON, 1986) present in digital tools to the development of oral English skills. To analyze the affordances, actions and activities from teachers and students were taken into account as well as the multiple nature of linguistic interactions (VAN LIER, 2000, 2002). Thus, the affordances were perceived differently by each participant because of their distinct backgrounds. In this research, some of the affordances remarked by the students were: possibility to increase vocabulary, to practice pronunciation and to lose the fear of speaking English. It is also worth noting that there were constraints such as technical issues when using certain tools. On the one hand, the schedule of the course was affected due to those matters, but on the other hand, they gave participants a sense of autonomy since they had to deal with those issues. Thus, it was possible to picture how the interactions and motivations of the students proved to be essential in virtual learning construction. |
Subject: | Língua inglesa - Estudo e ensino Tecnologia educacional Língua inglesa - Pronuncia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59175 |
Issue Date: | 27-Oct-2019 |
metadata.dc.url.externa: | http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/2810 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Caminhos em Linguística Aplicada |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tech2Talk o desenvolvimento de habilidades orais por meio de tecnologias digitais.pdf | 355.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.