Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59184
Type: Monografia (especialização)
Title: O papel do professor na formação do leitor através do gênero textual conto de fadas
Authors: Renata Paula de Souza Reis Barros
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Jairo Venício Carvalhais Oliveira
Second Referee: Cristiane Dias Gonçalves Paula
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso aborda o processo de leitura do gênero textual Contos de fadas no contexto da Educação Infantil, a partir de uma comparação entre o texto clássico e o texto contemporâneo conto A Bela Adormecida. Com base no referencial teórico a respeito dos estudos de Abramovich (1997), Bettelheim (2005), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL,1998), dentre outros, objetivou-se fomentar o gosto pela leitura e ampliar as possibilidades de trabalho com a aquisição da leitura, buscando analisar as semelhanças e diferenças encontradas nesse conto; e analisar em que medida os textos pertencentes ao gênero textual contos de fadas são facilitadores no processo de formação do leitor na segunda infância. Metodologicamente, por se tratar de uma pesquisa qualitativa propositiva, elaborou-se de uma sequência didática, que fomente o gosto pela leitura. A pesquisa discute a inclusão do trabalho com os Contos de fadas na Educação Infantil, a fim de levar as crianças a desenvolverem saberes a partir do imaginário e do real, destacando o papel do professor nas práticas leitoras de contos de fadas para a formação de leitores proficientes, enfocando o campo de atuação do professor no desenvolvimento da formação desses sujeitos e destacando o papel do professor nas práticas leitoras de contos de fadas.
Abstract: This course completion work addresses the process of reading the genre textual Fairy tales in the context of Early Childhood Education, based on a comparison between the classic text and the contemporary text tale Sleeping Beauty. Based in the theoretical framework regarding the studies of Abramovich (1997), Bettelheim (2005), National Curriculum Reference for Early Childhood Education (BRASIL,1998), among others, the aim was to encourage a taste for reading and expand the possibilities of I work with reading acquisition, seeking to analyze the similarities and differences found in this tale; and analyze the extent to which texts belonging to the genre textual fairy tales are facilitators in the reader's training process on Monday childhood. Methodologically, as it is a qualitative and purposeful research, a didactic sequence was elaborated, which encourages a taste for reading. The search discusses the inclusion of work with fairy tales in early childhood education, in order to lead children to develop knowledge based on the imaginary and the real, highlighting the role of the teacher in fairy tale reading practices for the training of proficient readers, focusing on the teacher's field of action in the development of the training of these subjects and highlighting the role of the teacher in practical fairy tale readers.
Subject: Língua portuguesa - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/59184
Issue Date: 29-Oct-2021
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