Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59276
Type: Artigo de Periódico
Title: Concepções sobre ciência e saber na administração: discussão teórica e análise do discurso de estudantes de doutorado
Authors: Marllon Emanoel Souza Medeiros de Vasconcelos
Fabiana Florio Domingues
Alexandre de Pádua Carrieri
Abstract: Este estudo tem como objetivo realizar uma análise do discurso sobre ciência e saber de estudantes do doutorado em administração. Na fundamentação teórica é apresentado o debate sobre ciência e saber nas ciências sociais, bem como suas implicações nos estudos organizacionais e o modelo paradigmático desenvolvido por Burrell e Morgan,bem como algumas de suas críticas. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa com trezes estudantes de doutorado que estavam n o final do primeiro ano do curso. Os enunciados foram analisados por meio da análise francesa do discurso, enfatizando o contexto social da produção do discurso, as personagens discursivas e os postos, pressupostos e subentendidos. A análise indicou uma proeminência de uma concepção de ciência tradicional e positivista nos discursos, no entanto, com a presença de discursos críticos. Por fim, é defendida a pertinência de diferentes paradigmas e a abertura para o diálogo entre eles, de modo que a perspectiva positivista não permaneça livre da crítica, nem a crítica isolada em pequenos grupos acadêmicos
Abstract: This study aims to conduct an analysis of the discourse on science and knowledge of doctoral students in business administration. In the theoretical foundation we present the debate about science and knowledge in the social sciences, as well as its implications in the organizational studies and the paradigmatic model developed by Burrell and Morgan, as well as some of its criticisms. To reach the proposed objective, a qualitative research was carried out with thirteen doctoral students who were at the end of the first year of the course. The statements were analysed through the French analysis of discourse, emphasizing the social context of discourse production, discursive characters and positions, presuppositions and implied meanings. The analysis indicated a prominence of a conception of traditional and positivistscience in the discourses, however, with the presence of critical discourses. Finally, we defend the relevance of different paradigms and the openness to dialogue between them, so that the positivist perspective does not remain free of criticism, nor criticism is isolated in small academic groups.
Subject: Administração de empresas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.23925/2237-4418.2018v33i3p110-128
URI: http://hdl.handle.net/1843/59276
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/40471/28337
metadata.dc.relation.ispartof: Pensamento & Realidade
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E SABER NA ADMINISTRAÇÃO.pdf2.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.