Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59279
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pesquisas sobre políticas curriculares para a educação infantil: algumas questões epistemológicas no contexto da BNCC
Título(s) alternativo(s): Research on curriculum policies for early childhood education: some epistemological issues in the context of the BNCC
Autor(es): Ademilson de Sousa Soares
Resumo: O artigo aborda pesquisas sobre políticas curriculares para a Educação Infantil e aponta desafios epistemológicos que emergem no contexto da aprovação em 2017 da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O texto é de natureza teórico-bibliográfica e parte da base de dados produzida por Soares (2020) para identificar as pesquisas sobre currículo para a Educação Infantil. De 1991 trabalhos catalogados somente 22 estudos versam sobre currículo, ou seja, apenas 1,1% do total da produção. O grande desafio é ampliar e aprofundar pesquisas sobre as políticas curriculares, fortalecendo a ação daqueles que atuam no campo da Educação Infantil no contexto de implementação da BNCC. Nesse sentido, Apple (2001; 2006), Hall (2003; 2006) e Ball (2004; 2006) surgem como referências imprescindíveis.
Abstract: This articleaddresses research on curriculum policies for Early Childhood Education and points out epistemological challenges that emerge in the context of the 2017 approval of the Common National Curriculum Base -BNCC. The text is of theoretical and bibliographicalnature and takes as reference the database produced by Soares (2020) to identify the surveys on curriculum for Early Childhood Education. From1991 works catalogued, only 22 studies address curriculum, which means only 1.1% of the total production. The great challenge is to broaden and deepen research on curriculum policies, strengthening the action of those who work in the field of Early Childhood Education in the context of implementation the BNCC. In this sense, Apple (2001; 2006), Hall (2003; 2006) andBall (2004; 2006) emerge as essential references.
Assunto: Educação infantil
Currículo escolar
Currículos -- Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p129-149
URI: http://hdl.handle.net/1843/59279
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12976
metadata.dc.relation.ispartof: Debates em Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pesquisas sobre políticas curriculares para a educação infantil.pdf6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.