Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59279
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Pesquisas sobre políticas curriculares para a educação infantil: algumas questões epistemológicas no contexto da BNCC |
Título(s) alternativo(s): | Research on curriculum policies for early childhood education: some epistemological issues in the context of the BNCC |
Autor(es): | Ademilson de Sousa Soares |
Resumo: | O artigo aborda pesquisas sobre políticas curriculares para a Educação Infantil e aponta desafios epistemológicos que emergem no contexto da aprovação em 2017 da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O texto é de natureza teórico-bibliográfica e parte da base de dados produzida por Soares (2020) para identificar as pesquisas sobre currículo para a Educação Infantil. De 1991 trabalhos catalogados somente 22 estudos versam sobre currículo, ou seja, apenas 1,1% do total da produção. O grande desafio é ampliar e aprofundar pesquisas sobre as políticas curriculares, fortalecendo a ação daqueles que atuam no campo da Educação Infantil no contexto de implementação da BNCC. Nesse sentido, Apple (2001; 2006), Hall (2003; 2006) e Ball (2004; 2006) surgem como referências imprescindíveis. |
Abstract: | This articleaddresses research on curriculum policies for Early Childhood Education and points out epistemological challenges that emerge in the context of the 2017 approval of the Common National Curriculum Base -BNCC. The text is of theoretical and bibliographicalnature and takes as reference the database produced by Soares (2020) to identify the surveys on curriculum for Early Childhood Education. From1991 works catalogued, only 22 studies address curriculum, which means only 1.1% of the total production. The great challenge is to broaden and deepen research on curriculum policies, strengthening the action of those who work in the field of Early Childhood Education in the context of implementation the BNCC. In this sense, Apple (2001; 2006), Hall (2003; 2006) andBall (2004; 2006) emerge as essential references. |
Assunto: | Educação infantil Currículo escolar Currículos -- Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p129-149 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59279 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12976 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Debates em Educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pesquisas sobre políticas curriculares para a educação infantil.pdf | 6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.