Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59289
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação continuada de professores de língua inglesa como espaço-experiência de (trans)formação e (re)significação identitária: a língua ensinada-aprendida
Título(s) alternativo(s): Continuing education for English language teachers as a space-experience for (trans)formation and (re)signification of identities: the language taught-learnt
Autor(es): Valdeni da Silva Reis
Isabela de Oliveira Campos
Sarah Linhares Oliveira
Resumo: Considerando a educação continuada (EC) como espaço de (trans)formação, ressignificação e, por conseguinte, reposicionamento do sujeito – tanto em relação a sua prática, quanto em suas relações sociais –, este trabalho propõe uma análise dos efeitos de sentido mobilizados, a partir da participação de professores de língua inglesa em aulas de inglês desenvolvidas e ministradas por duas bolsistas estadunidenses (Capes/Fulbright-English American Assistants), em um dos módulos de um projeto de EC promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais. Os dados foram obtidos com um questionário aberto, e analisados por meio das ressonâncias discursivas propostas por Serrani-Infante (2001). Os resultados apontam para a EC como espaço dentro do qual emergem experiências de deslocamentos identitários e de (trans)formações no dizer-fazer do professor de inglês, a partir da língua que ensina/aprende e de sua relação com outros a sua volta.
Abstract: Considering continuing education (CE) as a space for (trans)formation, re-signification and, therefore, repositioning - both in relation to classroom practice and social relations - this work proposes an analysis of the meaning effects mobilized from the participation of English teachers in English language lessons developed and delivered by two American scholars (Capes/Fulbright – English American Assistants) in one of the modules ofa CE project promoted by the Federal University X. The data were collected through an open questionnaire and analyzed according to the discursive resonances proposed by Serrani-Infante (2001). The results indicate the CE project as a space where experiences of identity shifts and (trans)formations in the English teachers discourse-practice emerge, from the language they teach/learn and from the relationships they establish with others around them.
Assunto: Educação permanente
Língua inglesa - Estudo e ensino
Identidade
Experiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59289
Data do documento: 6-Dez-2018
metadata.dc.url.externa: https://www.revistaglauks.ufv.br/Glauks/article/view/83
metadata.dc.relation.ispartof: Gláuks
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.