Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59295
Tipo: Artigo de Periódico
Título: "Onde está a universidade?" Do discurso da (des)qualificação à presença colaboradora
Título(s) alternativo(s): “Where is the university?” From the (dis)qualification discourse to the collaborative presence
Autor(es): Valdeni da Silva Reis
Isabela de Oliveira Campos
Resumo: O presente trabalho objetiva abordar as possíveis implicações da aproximação da universidade e a escola básica, partindo do pressuposto do “tornar-se presença” (Biesta, 2017) da instituição de ensino superior, no contexto escolar. Neste estudo, de cunho qualitativo, apresentamos o projeto de extensão “UNISALE Parceria Universidade-Escola”, enfocando os desdobramentos da presença de uma bolsista desse projeto em uma escola. Apoiados em princípios e procedimentos da análise de discurso, analisaremos entrevistas e narrativas geradas pela professora participante e notas de campo da pesquisadora. Apreendemos fios tecidos entre discursos contraditórios, que transitam entre a qualificação (admiração) e a desqualificação (ceticismo) do trabalho da universidade, desvelando uma relação distante e infrutífera entre as instituições. Ao mesmo tempo, capturamos possibilidades de rehistorização (Reis et al., 2019) desses discursos, relações e representações, pela presença física da universidade na escola. Defendemos, assim, o desenvolvimento de uma parceria universidade-escola genuinamente colaboradora, que integre pesquisa-ensino-extensão e favoreça a ressignificação das relações e representações entre os membros da universidade e da comunidade escolar, assim como os discursos que os perpassam.
Abstract: This paper aims to address the possible implications of the closeness between university and school based on the premise of “becoming presence” (Biesta, 2017) of the higher education in the school context. In this qualitative study, we introduce the extension project “UNISALE University-School Partnership” and focus on the events around the presence of a Project member at a school. Supported by principles and procedures of discourse analysis, interviews and narratives generated by the participating teacher and the researcher's field notes were analyzed. We observed contradictory discourses that move between the qualification (admiration) and the disqualification (skepticism) of the university's work, unveiling a distant and fruitless relationship between the institutions. At the same time, we capture possibilities of rehistorization (Reis et al., 2019) of these discourses, relationships and representations through the university physical presence at the school. We therefore understand the development of a genuinely collaborative university-school partnership that integrates research-teaching-extension and supports the re-signification of the relationships and representations between members of the university and the school community as well as the discourses that permeate them
Assunto: Extensão universitaria
Professores - Formação
Cooperação universitária
Educação de base
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54454
URI: http://hdl.handle.net/1843/59295
Data do documento: 17-Jul-2021
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Imagens da Educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Onde está a universidade Do discurso da (des)qualificação à presença colaboradora.pdf445.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.