Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59317
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Apresentação - História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção |
Título(s) alternativo(s): | Presentation – History of the education of the body: research for a developing notion |
Autor(es): | Evelise Amgarten Quitzau Andrea Moreno |
Resumo: | Desde os anos 1980, o corpo vem se consolidando como um objeto de estudo das ciências humanas, inclusive da história, entre os adeptos da história cultural. As discussões geradas pelo chamado “giro corporal” ecoaram especialmente em áreas como a história da educação e história da educação física, do esporte e dos divertimentos, que direcionaram suas atenções para questões sobre como diferentes práticas e prescrições se desenvolveram, na sociedade ocidental moderna, com a finalidade de educar o corpo. A noção de educação do corpo, mobilizada em diferentes investigações, tem permitido novas interrogações sobre os mais diversos objetos de pesquisa, como manuais de ginástica e esporte, manuais de pintura, currículos de formação docente, ou mesmo os jogos e divertimentos ao ar livre. Neste texto introdutório, discutimos brevemente esta incorporação do corpo como objeto de estudos da história da educação, do esporte e dos divertimentos, indicando seu processo de consolidação e potencialidades para estes campos. |
Abstract: | Since the 1980s, the body is being consolidated as an object of study in humanities, including history, especially among those adept at cultural history. The debates generated by the so-called “corporeal turn” echoed powerfully in areas like the history of education and the history of physical education, sports, and amusements. This scholarship has focused on issues like the different practices and prescriptions developed in modern Western societies to educate the body. The notion of education of the body has been used by numerous scholarship programs, allowing new interrogations over various research objects, such as handbooks on gymnastics and sports, handbooks on painting, curricula of teacher training programs, or even outdoor games and amusements. This introductory text briefly discusses this incorporation of the body as an object of study in the history of education, sports, and amusements, indicating its consolidation process and potentials for these areas. |
Assunto: | Educação Corpo História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/0104-4060.80259 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59317 |
Data do documento: | 2021 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/er/a/9JYTdqtxkv6ggQKM5sH5zfj/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educar em Revista |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Apresentação - História da educação do corpo_ pesquisas para uma noção em construção.pdf | 273.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.