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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil
Título(s) alternativo(s): General principles for the reform of teacher education programs in Brazil
Autor(es): Júlio Emílio Diniz Pereira
Maria José Batista Pinto Flores
Filipe Santos Fernades
Resumen: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura no Brasil. Ao fazer isso, o texto cumpre duas missões: primeiro, registrar o trabalho de uma comissão instituída na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para apresentar propostas para o novo contexto de reformulação das licenciaturas na Universidade desencadeado pela aprovação da Resolução 2/2015 e, segundo, compartilhar o trabalho dessa comissão com um público mais amplo – para além daquele da comunidade interna da UFMG. Espera-se que o artigo contribua para repensar os modelos de formação de professores da educação básica em todo o território nacional – e, quiçá, fora dele.
Abstract: This article aims at presenting and discussing general principles for the reform of teacher education programs in Brazil. In doing so, the text fulfills two missions: first, to register the work of a commission established at Federal University of Minas Gerais (UFMG) to present proposals for the new context of reformulation of these programs at the University triggered by the approval of an educational law in 2015 and second, to share the work of this commission with a wider audience – in addition to that of the UFMG internal community. It is hoped that the article will contribute to rethinking teacher education models across the national territory - and, perhaps, outside it.
Asunto: Professores - Formação
Licenciatura
Reforma
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5384
URI: http://hdl.handle.net/1843/59336
Fecha del documento: 18-jun-2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5384
metadata.dc.relation.ispartof: Interfaces da Educação
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