Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59350
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas pedagógicas e desenvolvimento profissional docente: O espaço institucional GIZ na UFMG como lugar de formação
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practices and teacher professional development: The institutional space of the GIZ at UFMG as a place of training
Pratiques pédagogiques et développement professionnel des enseignants: L'espace institutionnel GIZ à l´UFMG comme lieu de formation
Prácticas pedagógicas y desarrollo profesional docente: El espacio institucional GIZ en la UFMG como lugar de formación
Autor(es): Maria José Batista Pinto Flores
Benigna Maria de Oliveira
Resumo: Este artigo apresenta a análise de uma experiência de institucionalização de um espaço voltado para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino superior, criado em 2008, em uma universidade pública brasileira, e que assumiu como missão desenvolver uma rede de práticas educativas inovadora, colaborativa e contextualizada. Considerando o contexto da Universidade a qual nos referimos aqui, em relação à ampliação de vagas e à criação de novos cursos, analisamos essa experiência descrevendo sua trajetória de institucionalização e organização do trabalho. Estabelecemos uma reflexão com a literatura sobre pedagogia universitária buscando identificar as bases pedagógicas que têm sido sustentadas no desenvolvimento das práticas formativas. A institucionalização desse espaço como política da Universidade, que se revela na sua estrutura organizacional, tem levado a uma continuidade das ações formativas, potencializando sua missão e ampliando a compreensão do desenvolvimento do ensino de graduação para além de métricas ou técnicas. A metodologia de trabalho coletiva (realizada por estudantes, técnicos e docentes) e contextualizada, promovendo ações reflexivas e sistematizadoras das práticas pedagógicas, contribui para uma qualidade de ensino referenciada socialmente. A institucionalização de espaços desta natureza, no contexto da educação superior, é favorecedora do desenvolvimento dos docentes e dos estudantes nos espaços-tempos formativos que ocupam e reverbera na qualidade do ensino de graduação em suas especificidades. Trata-se de uma construção educativa permanente, que requer um projeto político-pedagógico assumido e explicitado em suas ações, com vistas a uma proposta formativa sustentável e crítica.
Abstract: This article presentsthe analysis of an institutional experience in a space focused on the improvement of pedagogical practicesin higher education,since 2008, in a Brazilianpublic university,which assumedas a mission thedevelopment of a network ofinnovative, collaborative, and contextualized educational practices. Considering the contextofthisuniversity concerningthe expansionvacanciesforstudents andthe creation of new courses, we seek to analyze this experience describing the trajectory of institutionalization and the work organization. A reflection based on literature related touniversitypedagogywas established,seekingtoidentify thepedagogicalbasesthat have sustained the development of training practices. The institutionalization of this space as aUniversity policy has enhanced its mission and broadened the understanding of the development of undergraduate education beyond metrics or techniques. By promoting reflective and systematizing actions of pedagogical practices, the collective and contextualized work methodology contributes to a socially referenced teaching quality. The institutionalization of spaces of this nature favors the developmentofteachers andstudentsinthe trainingtime-space theyoccupy andreverberates in the quality of undergraduate education in itsspecificities. It is a permanent educational construction,whichrequires apolitical-pedagogicalproject explicitinits actions, aiming at a sustainable and critical training proposal.
Assunto: Ensino Superior
Ensino - Controle de qualidade
Educação
Professores - Formação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.54674/ess.v34i1.523
URI: http://hdl.handle.net/1843/59350
Data do documento: 29-Jul-2022
metadata.dc.url.externa: https://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/v34i1-11
metadata.dc.relation.ispartof: Educaciíon Superior y Sociedad
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