Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59350
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaria José Batista Pinto Florespt_BR
dc.creatorBenigna Maria de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-09T23:22:43Z-
dc.date.available2023-10-09T23:22:43Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.citation.volume34pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage291pt_BR
dc.citation.epage312pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.54674/ess.v34i1.523pt_BR
dc.identifier.issn2610-7759pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59350-
dc.description.abstractThis article presentsthe analysis of an institutional experience in a space focused on the improvement of pedagogical practicesin higher education,since 2008, in a Brazilianpublic university,which assumedas a mission thedevelopment of a network ofinnovative, collaborative, and contextualized educational practices. Considering the contextofthisuniversity concerningthe expansionvacanciesforstudents andthe creation of new courses, we seek to analyze this experience describing the trajectory of institutionalization and the work organization. A reflection based on literature related touniversitypedagogywas established,seekingtoidentify thepedagogicalbasesthat have sustained the development of training practices. The institutionalization of this space as aUniversity policy has enhanced its mission and broadened the understanding of the development of undergraduate education beyond metrics or techniques. By promoting reflective and systematizing actions of pedagogical practices, the collective and contextualized work methodology contributes to a socially referenced teaching quality. The institutionalization of spaces of this nature favors the developmentofteachers andstudentsinthe trainingtime-space theyoccupy andreverberates in the quality of undergraduate education in itsspecificities. It is a permanent educational construction,whichrequires apolitical-pedagogicalproject explicitinits actions, aiming at a sustainable and critical training proposal.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta a análise de uma experiência de institucionalização de um espaço voltado para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino superior, criado em 2008, em uma universidade pública brasileira, e que assumiu como missão desenvolver uma rede de práticas educativas inovadora, colaborativa e contextualizada. Considerando o contexto da Universidade a qual nos referimos aqui, em relação à ampliação de vagas e à criação de novos cursos, analisamos essa experiência descrevendo sua trajetória de institucionalização e organização do trabalho. Estabelecemos uma reflexão com a literatura sobre pedagogia universitária buscando identificar as bases pedagógicas que têm sido sustentadas no desenvolvimento das práticas formativas. A institucionalização desse espaço como política da Universidade, que se revela na sua estrutura organizacional, tem levado a uma continuidade das ações formativas, potencializando sua missão e ampliando a compreensão do desenvolvimento do ensino de graduação para além de métricas ou técnicas. A metodologia de trabalho coletiva (realizada por estudantes, técnicos e docentes) e contextualizada, promovendo ações reflexivas e sistematizadoras das práticas pedagógicas, contribui para uma qualidade de ensino referenciada socialmente. A institucionalização de espaços desta natureza, no contexto da educação superior, é favorecedora do desenvolvimento dos docentes e dos estudantes nos espaços-tempos formativos que ocupam e reverbera na qualidade do ensino de graduação em suas especificidades. Trata-se de uma construção educativa permanente, que requer um projeto político-pedagógico assumido e explicitado em suas ações, com vistas a uma proposta formativa sustentável e crítica.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducaciíon Superior y Sociedadpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectQualidade do ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia universitáriapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.otherEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.otherEnsino - Controle de qualidadept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas e desenvolvimento profissional docente: O espaço institucional GIZ na UFMG como lugar de formaçãopt_BR
dc.title.alternativePedagogical practices and teacher professional development: The institutional space of the GIZ at UFMG as a place of trainingpt_BR
dc.title.alternativePratiques pédagogiques et développement professionnel des enseignants: L'espace institutionnel GIZ à l´UFMG comme lieu de formationpt_BR
dc.title.alternativePrácticas pedagógicas y desarrollo profesional docente: El espacio institucional GIZ en la UFMG como lugar de formaciónpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.iesalc.unesco.org/ess/index.php/ess3/article/view/v34i1-11pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5268-645Xpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0924-0372pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.