Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59358
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O gesto do professor no ensino de artes visuais: formação, ação e percepção |
Título(s) alternativo(s): | The teacher's gesture in the teaching of visual arts: training, action and perception |
Autor(es): | Eneida Alves Regado |
Primeiro Orientador: | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
Primeiro membro da banca : | Rodrigo Borges Coelho |
Resumo: | Essa pesquisa irá analisar as leis vigentes do ensino, a formação e atuação dos docentes de artes visuais e seus reflexos no ensino/aprendizado de artes nas escolas. A investigação contará, além de uma pesquisa bibliográfica de referenciais teóricos sobre o tema, com uma pesquisa feita com dez professores da zona norte da cidade de São Paulo que falaram sobre seu trabalho, sua formação e atuação docente. Trata-se de uma pesquisa sem registro nominativo, anônima; visando preservar a integridade de seus entrevistados. Analisaremos quantitativamente e qualitativamente as respostas visando o entendimento da formação docente em artes, sua aplicação e utilidade face a Legislação vigente e o entendimento sobre a complexidade e implicações que diversos setores possuem e que podem ser relevantes na compreensão da atuação das aulas de artes visuais no Brasil. |
Abstract: | This research will analyze the current teaching laws, the training and performance of visual arts teachers and their impact on the teaching/learning of arts in schools. The investigation will count, in addition to bibliographical research of theoretical references on the subject, with a survey carried out with ten teachers from the north in the city of São Paulo who spoke about their work, their training and teaching activities. This is a survey without nominative registration, anonymous; to preserve the integrity of its interviewees. We will analyze quantitatively and qualitatively the answers aiming at understanding teacher training in the arts, its application and usefulness in the face of current legislation and understanding the complexity and implications that various sectors have and that may be relevant in understanding the performance of visual arts classes in Brazil. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Professores de arte Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59358 |
Data do documento: | 11-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O gesto do professor no ensino de artes visuais.pdf | Monografia | 513.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.