Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Augusto Cristeli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8923103363236142pt_BR
dc.contributor.referee1Joice Saturnino de Oliveirapt_BR
dc.creatorAriane Kelly Bragapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T14:23:32Z-
dc.date.available2023-10-10T14:23:32Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59359-
dc.description.abstractBased on the assumption that childhood is the most creative phase of an individual, and that it is during this phase that individuals are more prone to experimentation due to their curiosity, the aim of this study was to develop a work that promotes greater engagement with the Art discipline, aiming to enhance their capacity for expression and perception. In order to achieve this, teachers need to understand the processes involved in Art education, as well as the reality in which the students are immersed, in order to effectively deliver instruction. Therefore, this study sought to showcase teaching practices that would ignite students' interest in art and its various possibilities. The entire research was qualitative and explanatory, analyzing activities carried out with students in the final years of middle school and high school, aged between 11 and 17, with different contexts and methodologies. The objective of this research was to present didactic possibilities that can assist Art teachers in providing a more engaging and meaningful instruction of the subject.pt_BR
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que a infância é a fase mais criativa do indivíduo e que é nela que o sujeito está mais propenso a experimentações devido a sua curiosidade, pensou-se em desenvolver este trabalho para incentivar o estímulo ao contato com mais significativo com a disciplina Arte, visando ampliar sua capacidade de expressão e percepção. Para tanto, o docente precisa compreender os processos que envolvem o ensino de Arte, bem como a realidade na qual os discentes estão inseridos para que o ensino se dê de maneira efetiva. Assim, o presente estudo procurou mostrar práticas de ensino que despertassem o interesse do aluno pela arte e suas diversas possibilidades. Toda a pesquisa foi de cunho qualitativo e explicativo, analisando atividades desenvolvidas com alunos dos anos finais do ensino fundamental II e médio, na faixa etária entre 11 e 17 anos, com contextos e metodologias distintas. O objetivo desta pesquisa foi expor possibilidades didáticas que possam auxiliar os docentes de Arte a proporcionarem um ensino da disciplina de forma mais envolvente e significativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectAtividades significativaspt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titlePráticas artísticas em sala de aula: um relato de experiências de processos criativos possíveispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBA - TCC APROVADO - ARIANE K B.pdf1.39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons