Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59387
Tipo: Dissertação
Título: O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete
Título(s) alternativo(s): O pássaro imaginário for solo flute
Autor(es): Sara Lima da SIlveira Costa
Primeiro Orientador: Mauricio Freire Garcia
Primeiro membro da banca : Lucas Robatto
Segundo membro da banca: Oiliam José Lanna
Resumo: A obra O Pássaro Imaginário, para flauta solo, foi composta por Silvia Berg em 2007. Ao estrear a obra em 2009, notou-se a quantidade de informações contidas na partitura. Percebeu-se, então, o quão importante seria estabelecer uma pesquisa que contribuísse na performance da peça. Berg, compositora e professora doutora na USP, faz referência ao canto do Uirapuru, pássaro que pertence ao imaginário coletivo brasileiro. A flauta tem sido utilizada para retratar canto de pássaros por diversos compositores de diferentes épocas e estilos. Este trabalho propõe relatar o processo de preparação da performance da peça com a interação compositor/ intérprete. O primeiro capítulo retrata a vida da compositora e influências recebidas. O segundo capítulo, aborda o tema pássaro, averiguando algumas obras onde o som da flauta foi relacionado ao canto do pássaro e como foi o tratamento musical dado por outros compositores. O terceiro capítulo, analisaremos a obra aplicando conceitos de proporção áurea e, em seguida, uma nova proposta de edição comentada, fruto da relação entre compositora e intérprete.
Abstract: The work O Pássaro Imaginário for solo flute was composed by Silvia Berg in 2007. When the piece was debuted, in 2009, the significant amount of information in the score came to light. It was perceived how important it would be to establish research that contributed to performance of the piece. Berg, composer and professor at USP made references to Uirapuru's warble, bird that is part of the Brazilian collective imaginary. This work proposes reporting the preparation process of the performance of the piece with the interaction between composer / performer. The first chapter portrays the composer's life and some influences received. The second chapter discusses the bird theme and we will investigate some other pieces where the flute was related to the bird warble and how the musical treatment was given by other composers. The third chapter contains the analyze of the piece through the concepts of Gold Section and, after, a new proposal of commented edition that came from the relationship between composers and performer.
Assunto: Performance musical
Música para flauta
Berg, Silvia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59387
Data do documento: 28-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG a construcão da performance através da relação compositor_intérprete .pdfO PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG: a construção da performance através da relação compositor/intérprete9.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.