Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59387
Tipo: | Dissertação |
Título: | O pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérprete |
Título(s) alternativo(s): | O pássaro imaginário for solo flute |
Autor(es): | Sara Lima da SIlveira Costa |
Primeiro Orientador: | Mauricio Freire Garcia |
Primeiro membro da banca : | Lucas Robatto |
Segundo membro da banca: | Oiliam José Lanna |
Resumo: | A obra O Pássaro Imaginário, para flauta solo, foi composta por Silvia Berg em 2007. Ao estrear a obra em 2009, notou-se a quantidade de informações contidas na partitura. Percebeu-se, então, o quão importante seria estabelecer uma pesquisa que contribuísse na performance da peça. Berg, compositora e professora doutora na USP, faz referência ao canto do Uirapuru, pássaro que pertence ao imaginário coletivo brasileiro. A flauta tem sido utilizada para retratar canto de pássaros por diversos compositores de diferentes épocas e estilos. Este trabalho propõe relatar o processo de preparação da performance da peça com a interação compositor/ intérprete. O primeiro capítulo retrata a vida da compositora e influências recebidas. O segundo capítulo, aborda o tema pássaro, averiguando algumas obras onde o som da flauta foi relacionado ao canto do pássaro e como foi o tratamento musical dado por outros compositores. O terceiro capítulo, analisaremos a obra aplicando conceitos de proporção áurea e, em seguida, uma nova proposta de edição comentada, fruto da relação entre compositora e intérprete. |
Abstract: | The work O Pássaro Imaginário for solo flute was composed by Silvia Berg in 2007. When the piece was debuted, in 2009, the significant amount of information in the score came to light. It was perceived how important it would be to establish research that contributed to performance of the piece. Berg, composer and professor at USP made references to Uirapuru's warble, bird that is part of the Brazilian collective imaginary. This work proposes reporting the preparation process of the performance of the piece with the interaction between composer / performer. The first chapter portrays the composer's life and some influences received. The second chapter discusses the bird theme and we will investigate some other pieces where the flute was related to the bird warble and how the musical treatment was given by other composers. The third chapter contains the analyze of the piece through the concepts of Gold Section and, after, a new proposal of commented edition that came from the relationship between composers and performer. |
Assunto: | Performance musical Música para flauta Berg, Silvia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59387 |
Data do documento: | 28-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG a construcão da performance através da relação compositor_intérprete .pdf | O PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG: a construção da performance através da relação compositor/intérprete | 9.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.