Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59387
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mauricio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1079152472920199pt_BR
dc.contributor.referee1Lucas Robattopt_BR
dc.contributor.referee2Oiliam José Lannapt_BR
dc.creatorSara Lima da SIlveira Costapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4416407996476966pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-10T23:26:17Z-
dc.date.available2023-10-10T23:26:17Z-
dc.date.issued2013-11-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59387-
dc.description.abstractThe work O Pássaro Imaginário for solo flute was composed by Silvia Berg in 2007. When the piece was debuted, in 2009, the significant amount of information in the score came to light. It was perceived how important it would be to establish research that contributed to performance of the piece. Berg, composer and professor at USP made references to Uirapuru's warble, bird that is part of the Brazilian collective imaginary. This work proposes reporting the preparation process of the performance of the piece with the interaction between composer / performer. The first chapter portrays the composer's life and some influences received. The second chapter discusses the bird theme and we will investigate some other pieces where the flute was related to the bird warble and how the musical treatment was given by other composers. The third chapter contains the analyze of the piece through the concepts of Gold Section and, after, a new proposal of commented edition that came from the relationship between composers and performer.pt_BR
dc.description.resumoA obra O Pássaro Imaginário, para flauta solo, foi composta por Silvia Berg em 2007. Ao estrear a obra em 2009, notou-se a quantidade de informações contidas na partitura. Percebeu-se, então, o quão importante seria estabelecer uma pesquisa que contribuísse na performance da peça. Berg, compositora e professora doutora na USP, faz referência ao canto do Uirapuru, pássaro que pertence ao imaginário coletivo brasileiro. A flauta tem sido utilizada para retratar canto de pássaros por diversos compositores de diferentes épocas e estilos. Este trabalho propõe relatar o processo de preparação da performance da peça com a interação compositor/ intérprete. O primeiro capítulo retrata a vida da compositora e influências recebidas. O segundo capítulo, aborda o tema pássaro, averiguando algumas obras onde o som da flauta foi relacionado ao canto do pássaro e como foi o tratamento musical dado por outros compositores. O terceiro capítulo, analisaremos a obra aplicando conceitos de proporção áurea e, em seguida, uma nova proposta de edição comentada, fruto da relação entre compositora e intérprete.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPássaro Imagináriopt_BR
dc.subjectFlautapt_BR
dc.subjectSilvia Bergpt_BR
dc.subjectRelação compositor/intérpretept_BR
dc.subjectRessonância Rítmicapt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica para flautapt_BR
dc.subject.otherBerg, Silviapt_BR
dc.titleO pássaro imaginário para flauta solo de Silvia Berg: a construção da performance através da relação compositor/intérpretept_BR
dc.title.alternativeO pássaro imaginário for solo flutept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG a construcão da performance através da relação compositor_intérprete .pdfO PÁSSARO IMAGINÁRIO PARA FLAUTA SOLO DE SILVIA BERG: a construção da performance através da relação compositor/intérprete9.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.