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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Narrativas e tessituras adolescentes: metodologia e desafios de uma pesquisa(dora)
Título(s) alternativo(s): Narratives and adolescent tessituras: methodology and challenges of a researcher
Autor(es): Rebeca Lloyd Gonçalves
Licinia Maria Correa
Resumen: O presente artigo discute as possibilidades da entrevista narrativa como recurso teórico-metodológico na pesquisa qualitativa em que a autora posiciona suas leituras acerca das representações construídas por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Relata-se o percurso investigativo e os exercícios contínuos que intencionaram traduzir com inteligibilidade o que as adolescentes pesquisadas trouxeram nas suas narrativas. A utilização das entrevistas narrativas orientou-se pela necessidade de compreender como as adolescentes (re)significavam o cumprimento da medida socioeducativa. Focalizando as experiências singulares de cada adolescente, observou-se que as narrativas provocam mudanças nas formas como os sujeitos compreendem a si próprios, aos outros e, por este motivo, são importantes estratégias causadoras de reflexão numa perspectiva emancipatória e de protagonismo juvenil. Conclui-se que essa metodologia possibilitou a aproximação entre a pesquisadora e as adolescentes, evidenciando a dimensão subjetiva no processo narrativo.
Abstract: This article discusses the possibilities of narrative interview as a theoretical-methodological resource in qualitative research. The reflections raised come from the research that resulted in the master'sthesis in which the author positions her readings about the representations constructed by adolescents in compliance with socio-educational measures. The investigative path and continuous exercises that intended to translate with intelligibility that the adolescents surveyed brought in their narratives are reported. The use of narrative interviews was guided by the need to understand how adolescents (re)meant compliance with the socio-educational measure. Focusing on the unique experiences of each adolescent, it was observed that narratives provoke changes in the ways in which the subjects understand themselves, others and, for this reason, are important strategies that cause reflection in a emancipatory perspective and youth protagonism. It was concluded that this methodology allowed the approximation between the researcher and adolescents, evidencing the subjective dimension in the narrative process.
Asunto: Adolescente
Medida socioeducativa
Adolescente institucionalizado
Narrativa Pessoal
Pesquisa Qualitativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16706
URI: http://hdl.handle.net/1843/59424
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16706
metadata.dc.relation.ispartof: Dialogia
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