Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59505
Type: Artigo de Periódico
Title: Quilombo, cultura e educação: algumas reflexões a partir da prática etnográfica
Authors: Paula Cristina Silva de Oliveira
Carmem Lúcia Eiterer
Shirley Aparecida de Miranda
Abstract: Este ensaio tem por objetivo refletir sobre o conceito de cultura e a prática etnográfica na área de educação a partir de pesquisas que tematizam comunidades quilombolas. Apresentamos as seguintes questões: O que se entende por quilombo e comunidades quilombolas? Que contribuições o conceito de cultura e a prática etnográfica podem trazer às pesquisas que tematizam quilombo e educação? Para tanto, recorremos a Gusmão (1994, 2014) e O'dwyer (1995, 2007), por exemplo, que estudam quilombo, e cânones a antropologia como Clifford Geertz e Marshall Sahlins. Concluímos que a prática etnográfica, para além de instrumento metodológico, se faz importante na construção e elaboração de novas epistemes.
Subject: Educação
Quilombolas
Cultura
Antropologia cultural
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59505
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/volume-x/
metadata.dc.relation.ispartof: Vozes dos Vales
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quilombo, cultura e educação_ algumas reflexões a partir da prática etnográfica.pdf291.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.