Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59513
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Zika vírus e ensino médio: uma abordagem diferenciada para o estudo dessa epidemia em estudantes de Belo Horizonte
Autor(es): Luiza Santos de Oliveira
Bruna Carvalho Oliveira
Henrique Manata Eloi
Enrico Bloise
Lilian Marques
Tânia Mara Segatelli
Janice Henriques da Silva Amaral
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever uma intervenção realizada por estudantes universitários integrantes do projeto “Interagir: Ensino Médio e UFMG para Educação em Saúde”. Tal intervenção teve como tema “Arboviroses, Zika vírus e infecções sexualmente transmissíveis (IST)”, com um enfoque maior no Zika vírus devido à epidemia de 2016. O público-alvo da intervenção foram 39 estudantes de Ensino Médio de uma escola particular de Belo Horizonte, com idades entre 15 e 17 anos. As atividades da intervenção foram desenvolvidas no Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Dentro das 2 horas, foram realizadas aula expositiva, ministrada por um pesquisador da área, dinâmicas interativas e exposição de peças anatômicas, contemplando os Sistemas Circulatório, Nervoso, Urogenital e Sistema Locomotor. Todas as abordagens tiveram associação anato-patológica com as IST e o Zika vírus. Ao final da intervenção foram aplicados questionários para avaliar a eficiência das atividades realizadas. Os resultados demonstraram grande eficácia na elucidação sobre as IST e a epidemia da Zika, sugerindo assim que a abordagem metodológica utilizada para estes estudantes pode ser aplicada como forma de favorecer o conhecimento sobre o tema, promovendo a Educação em Saúde.
Abstract: The purpose of this paper is to describe the intervention carried out by university students, members of the “Interagir: Ensino Médio and UFMG project for Health Education”. The theme was "Arboviroses, Zika virus and sexually transmitted infections (IST)", with a a major focus on the Zika virus due to the epidemic of 2016. The target audience for the intervention were 39 high school students from a private school in Belo Horizonte, aged 15 to 17. The activities of the intervention were developed in the Laboratory of Human Anatomy of the Department of Morphology of the Institute of Biological Sciences of UFMG. Within 2 hours, an expository lecture was given by a researcher from the area, interactive dynamics and exposition of anatomical pieces, contemplating the Circulatory, Nervous, Urogenital Systems and Locomotor System. All approaches had an anatomopathological association with IST and Zika Virus. At the end of the intervention, questionnaires were applied to evaluate the efficiency of the activities performed. The results demonstrated great effectiveness in elucidating STIs and the Zika epidemic, thus suggesting that the methodological approach used for these students can be applied as a way to promote knowledge about the subject, promoting Health Education.
Assunto: Educação em saúde
Zika virus
Ensino médio
Infecções sexualmente transmissíveis
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
ICB - DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59513
Data do documento: 30-Abr-2018
metadata.dc.url.externa: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/756#
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Ciências & Ideias
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zika vírus e ensino médio_ uma experiência com o tema na Universidade Federal de Minas Gerais.pdf334.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.