Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuiza Santos de Oliveirapt_BR
dc.creatorBruna Carvalho Oliveirapt_BR
dc.creatorHenrique Manata Eloipt_BR
dc.creatorEnrico Bloisept_BR
dc.creatorLilian Marquespt_BR
dc.creatorTânia Mara Segatellipt_BR
dc.creatorJanice Henriques da Silva Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-16T21:57:58Z-
dc.date.available2023-10-16T21:57:58Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage131pt_BR
dc.citation.epage144pt_BR
dc.identifier.issn2176-1477pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59513-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to describe the intervention carried out by university students, members of the “Interagir: Ensino Médio and UFMG project for Health Education”. The theme was "Arboviroses, Zika virus and sexually transmitted infections (IST)", with a a major focus on the Zika virus due to the epidemic of 2016. The target audience for the intervention were 39 high school students from a private school in Belo Horizonte, aged 15 to 17. The activities of the intervention were developed in the Laboratory of Human Anatomy of the Department of Morphology of the Institute of Biological Sciences of UFMG. Within 2 hours, an expository lecture was given by a researcher from the area, interactive dynamics and exposition of anatomical pieces, contemplating the Circulatory, Nervous, Urogenital Systems and Locomotor System. All approaches had an anatomopathological association with IST and Zika Virus. At the end of the intervention, questionnaires were applied to evaluate the efficiency of the activities performed. The results demonstrated great effectiveness in elucidating STIs and the Zika epidemic, thus suggesting that the methodological approach used for these students can be applied as a way to promote knowledge about the subject, promoting Health Education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo descrever uma intervenção realizada por estudantes universitários integrantes do projeto “Interagir: Ensino Médio e UFMG para Educação em Saúde”. Tal intervenção teve como tema “Arboviroses, Zika vírus e infecções sexualmente transmissíveis (IST)”, com um enfoque maior no Zika vírus devido à epidemia de 2016. O público-alvo da intervenção foram 39 estudantes de Ensino Médio de uma escola particular de Belo Horizonte, com idades entre 15 e 17 anos. As atividades da intervenção foram desenvolvidas no Laboratório de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Dentro das 2 horas, foram realizadas aula expositiva, ministrada por um pesquisador da área, dinâmicas interativas e exposição de peças anatômicas, contemplando os Sistemas Circulatório, Nervoso, Urogenital e Sistema Locomotor. Todas as abordagens tiveram associação anato-patológica com as IST e o Zika vírus. Ao final da intervenção foram aplicados questionários para avaliar a eficiência das atividades realizadas. Os resultados demonstraram grande eficácia na elucidação sobre as IST e a epidemia da Zika, sugerindo assim que a abordagem metodológica utilizada para estes estudantes pode ser aplicada como forma de favorecer o conhecimento sobre o tema, promovendo a Educação em Saúde.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.departmentICB - DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIApt_BR
dc.publisher.departmentMEDICINA - FACULDADE DE MEDICINApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ciências & Ideiaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectZika víruspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInfecções sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherZika viruspt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherInfecções sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subject.otherPromoção da saúdept_BR
dc.titleZika vírus e ensino médio: uma abordagem diferenciada para o estudo dessa epidemia em estudantes de Belo Horizontept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/756#pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8930-8869pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.