Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59533
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Qualidade em museus: o sentimento dos visitantes do ecomuseu de Itaipu
Título(s) alternativo(s): Service quality in museums: the sentiment of Itaipu ecomuseum visitors
Autor(es): Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Marlusa de Sevilha Gosling
Francis Marcean Resende Barros
Georgia Caetano
Francisval de Melo Carvalho
Daniel Carvalho de Rezende
Resumo: Os museus assumiram novos papéis no contexto da experiência turística, enquanto as mídias sociais permitiram o compartilhamento de informações por meio da internet. Diante disso, este estudo buscou analisar os comentários dos visitantes do Ecomuseu de Itaipu inseridos na plataforma TripAdvisor. A partir do modelo de qualidade percebida em museus, os dados foram submetidos à análise de conteúdo e análise de sentimento. Os principais resultados mostram que os aspectos relacionados às dimensões de evidência física e qualidade da informação são os mais mencionados. Além disso, o sentimento dos usuários é majoritariamente positivo em todas as dimensões. Para a área, o estudo contribuiu ao reunir os elementos da análise de sentimento à análise de conteúdo de forma a graduar as informações de maneira mais precisa e imparcial. Gerencialmente, reforça-se a necessidade de atenção da empresa aos aspectos tangíveis do ecomuseu, bem como se oferece um insight para a incorporação de elementos que causem impacto positivo no sentimento dos visitantes
Abstract: Museums began to take new roles in tourism experience context, while social media has enabled the information sharing through the internet. Considering this, this study aimed to analyze the comments of the Itaipu Ecomuseum visitors inserted in the TripAdvisor platform. Based on the model of perceived quality in museums, the data were submitted to content analysis and sentiment analysis. The main results showed that the aspects related to the dimensions of physical evidence and quality of information are the most mentioned. In addition, user sentiment is mostly positive in all dimensions. Thus, the study contributed by bringing the elements of sentiment analysis into content analysis in order to classify information more accurately and impartially. In managerial terms, the company's need for attention to the tangible aspects of the ecomuseum is reinforced, as well as an insight to the incorporation of elements that have a positive impact on the visitors' feeling is given.
Assunto: Museus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.21714/pretexto.v20i4.7168
URI: http://hdl.handle.net/1843/59533
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://revista.fumec.br/index.php/pretexto/about
metadata.dc.relation.ispartof: Revista PRETEXTO
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