Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59561
Tipo: Dissertação
Título: Arquitetura e outras artes: a pintura de Hammershøi e o sentido do espaço
Título(s) alternativo(s): Architecture and the other arts: Hammershøi's painting and the sense of space
Autor(es): André Bambirra Vaillant
Primeiro Orientador: Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet
Primeiro membro da banca : Rita de Cássia Lucena Velloso
Segundo membro da banca: Virgínia de Araújo Figueiredo
Terceiro membro da banca: Karl Erik Shøllhammer
Resumo: Esta dissertação procura traçar uma crítica da técnica no que concerne o projeto arquitetônico sobretudo a partir da década de 1980. Nesse ínterim, trata mormente do conflito entre a arte e a técnica moderna, mais detidamente dos problemas pertinentes à arquitetura: sua debatida exclusão do campo das disciplinas artísticas e o argumento que a fundamenta, aquele de sua funcionalidade; as questões imbricadas de lugar e percepção, tentando entender as implicações existenciais da constituição humana para o habitar; a partir dessa última problemática, inserimos aquela da Stimmung, disposição ou atmosfera, e a pergunta pelo sentido. Para tanto, a presente escrita procede de duas formas, é dizer, a crítica de caráter filosófico e a análise comparada; traça um breve panorama histórico de sua problemática a partir da filosofia da primeira metade do século XX e, a seguir, debruça-se sobre a mais recente historiografia da arquitetura; como sua terceira etapa, dedica-se à análise de uma curta série de edifícios e, por fim, a uma série de pinturas do dinamarquês Vilhelm Hammershøi. Dessa forma, tem como objetivo principal operar reaproximações entre a arquitetura e as demais artes através do conceito de poética, retomando o sentido heideggeriano do termo no âmbito da crítica deste à técnica moderna. Nesse viés, contrapomos ao poético a reificação operada por essa técnica e a exclusão da consciência humana dos objetos produzidos na forma da alienação. À essa fratura destinamos uma segunda reaproximação, ou seja, aquela do humano, desde sua constituição ontológica, aos objetos produzidos – tratando, aqui, de edifícios – em que tomamos a obra de arte como modelo dessa reunião, como o produto em que o fazedor pode sempre encontrar-se. Dessa forma é que inserimos a discussão da Stimmung (disposição), conforme o §29 de Ser e Tempo, como um dos existenciais do modo de ser do humano (Dasein) e sua relação com a produção de sentido em geral, sobretudo a partir da ideia de Bestimmung (determinação, definição). Comentamos igualmente acerca do par αἴσθησις e νόησις na crítica da epistemologia da ciência. A parte final do trabalho dedica-se a procurar entender a relação da disposição com os objetos à mão, com os espaços que a arquitetura configura e o encontrar-se no mundo de modo mais geral. Este texto se conclui retomando a questão inicial pela afirmação da arquitetura enquanto arte e pretende ter podido demonstrá-lo em seu percurso.
Abstract: This dissertation seeks to outline a critique of technique with regard to architecture, mostly since the 1980s. Concurrently it deals mainly with the conflict between art and modern technique, more specifically with the problems pertinent to architecture: its debated exclusion from the artistic disciplines and the argument that sustains it, that of its functionality; the intertwined questions of place and perception, trying hereby to understand the existential implications of the human constitution for dwelling; from this last problem, that of the concept of Stimmung is inserted, and the question of meaning is therefrom derived. This writing proceeds therefore in two ways, namely philosophical criticism and comparative analysis; it traces a brief historical overview of its problematic from the philosophy of the first half of the 20th century and then looks at the most recent historiography of architecture; on its third stage, it dedicates itself to analysing a short series of buildings and a series of paintings by Vilhelm Hammershøi. Its main objective is to bring architecture and the other arts closer together through the concept of poetics, taking up the Heideggerian meaning of the term. We thus contrast the reification operated by this technique – and the exclusion of human consciousness from the objects produced in the form of alienation – with the poetic. To this fracture we assign a second rapprochement, that is, that of the human, in its ontological constitution, to the objects produced, concerning here buildings. In this last task we take the work of art as a model of this reunion, as the product in which the maker can always find himself. It is in this sense that we insert the discussion of Stimmung (disposition), according to §29 of Being and Time, as one of the existentials of the human mode of being (Dasein), and its relationship with the production of meaning in general, especially in connection to the idea of Bestimmung (determination, definition). Furthermore, this work comments on the pair αἴσθησις and νόησις introduced on the first part of Being and Time as a possible path to an epistemologic critique of science. The final part of the work is dedicated to trying to understand the relationship between disposition and the objects at hand, the spaces that architecture shapes and finding oneself in the world, more generally. This text is concluded by returning to the initial question of the affirmation of architecture as art, and wishes to have been able to demonstrate this throughout its writing.
Assunto: Crítica arquitetônica
Espaço urbano
Arte e arquitetura
Poética
Ontologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/59561
Data do documento: 21-Set-2023
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - André Vaillant (EA-UFMG) 2023.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons