Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/59581
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A interface da educação especial em uma escola indígena xakriabá: diálogos oportunos
Título(s) alternativo(s): The interface of special education in an indigenous school xakriabá: opportune dialogues
Autor(es): Ana Carolina Machado Ferrari
Monica Maria Farid Rahme
Shirley Aparecida de Miranda
Resumen: O presente artigo tem por objetivo discutir o processo de inclusão escolar de alunos Xakriabá que compõem o público alvo da educação Especial a partir das experiências da Escola Estadual Xukurank, situada na região norte do Estado de Minas Gerais. Por meio de uma pesquisa realizada na Terra Indígena Xakriabá, foi possível perceber que, embora a Educação Escolar Indígena seja assegurada legalmente como uma construção coletiva e diferenciada, pautada nas demandas de cada povo, ao se buscar um diálogo com a Educação Especial, tal diferenciação ainda se mostra pontual.
Abstract: The present article aims at discussing the inclusion process of the Xakriabá students that compound the target public of the Special Education from the experiences in the Xukurank State School, located in the north region of Minas Gerais State. Through a research carried out in the Xakriabá Indigenous Territory it was possible to observe that, although the Indigenous Education is legally assured as a collective and differentiated construction ruled by the demands of each people, as one tries to find a dialogue with the Special Education, such differentiation is still very specific.
Asunto: Índios xakriabá
Educação especial
Indígenas - educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i0.6710
URI: http://hdl.handle.net/1843/59581
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202029
metadata.dc.relation.ispartof: Revista educação, pesquisa e inclusão
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A interface da educação especial em uma escola indígena xakriabá_ diálogos oportunos.pdf407.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.