Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59636
Type: Tese
Title: Aprendendo com as águas: pedagogia urbana das águas na Bacia do Cercadinho
Authors: Renata da Silva Oliveira
First Advisor: Roberto Eustaáquio dos Santos
First Referee: Margarete Maria de Araújo Silva
Second Referee: Heloisa Soares de Moura Costa
Third Referee: Liza Maria Souza de Andrade
metadata.dc.contributor.referee4: Heliana Faria Mettig Rocha
Abstract: Diante da recorrência dos desastres ambientais envolvendo as águas nas cidades brasileiras, como inundações e deslizamentos, causados principalmente por uma lógica de urbanização que negligencia as dinâmicas naturais das águas, urge construir alternativas para a resiliência urbana. Parto da compreensão de que a reversão desse quadro deve abarcar, além da formulação de políticas públicas e do desenvolvimento de técnicas sustentáveis de manejo das águas pluviais, a democratização do conhecimento sobre as águas urbanas, visto que construir uma melhor relação com as águas na cidade é uma tarefa coletiva. Esta pesquisa é associada ao projeto de extensão Águas na Cidade (AnC), criado em 2015 e promovido pelo grupo de pesquisa MOM/EA-UFMG, que, ao constatar que a população em geral desconhece as manifestações concretas das águas no meio urbano, passou a desenvolver materiais didáticos e ações para ampliar esse conhecimento. Nessa perspectiva, o objetivo principal da pesquisa aqui apresentada é delimitar qual o projeto pedagógico das águas urbanas necessitamos para tornar as cidades mais resilientes. Abrangendo uma revisão da literatura da área da pedagogia e da área ambiental, a tese apresenta a problemática da relação águas e urbanização, focando na Bacia do Córrego Cercadinho, uma bacia hidrográfica urbanizada localizada na região administrativa Oeste de Belo Horizonte. São descritas as experiências de pedagogia urbana das águas desenvolvidas em encontros virtuais com a Escola Estadual Manuel Casasanta (EEMC), de ensino médio, e com turmas da escola integrada da Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal (EMPEV), de ensino fundamental, ambas localizadas na Bacia do Cercadinho, dentre outras ações pontuais desenvolvidas em conjunto com o projeto AnC. Por conseguinte, a tese discute como essa pesquisa abriu um panorama para refletir “como construir” essa pedagogia, um conhecimento metodológico, a partir dos materiais, práticas, abordagens e sequências didáticas adotadas nas experiências relatadas. À guisa de conclusão, é apontado que aprender com as águas, tendo a escola de ensino básico como palco privilegiado, pode ser a chave para pensarmos não apenas a construção democrática da resiliência urbana, mas processos de recuperação ambiental e reconciliação com a natureza da escala microlocal à planetária.
Abstract: It is urgent to build alternatives for urban resilience because of the frequency of environmental disasters involving water in Brazilian cities, such as floods and landslides, caused mainly by an urbanization logic that neglects the natural dynamics of water. This research begins understanding that the reversal of this situation must include, in addition to the formulation of public policies and the development of sustainable techniques, the democratization of knowledge about urban waters, since building a better relationship with water in the city is a collective task. The research is associated with the Águas na Cidade (AnC) extension project, created in 2015 and promoted by the MOM/EA-UFMG research group, which, upon realizing that the general population is unaware of the concrete manifestations of water in the urban environment, develops educational materials and actions to expand this knowledge. From this perspective, the main objective of the research presented here is to delimit which urban water pedagogical project we need to make cities more resilient. Covering a review of the literature in the area of pedagogy and the environment, the thesis presents the problem of the relationship between water and urbanization, focusing on the Córrego Cercadinho Basin, an urbanized watershed located in the western administrative region of Belo Horizonte city, in Minas Gerais state, Brazil. The experiences of urban water pedagogy were developed in virtual meetings with the Escola Estadual Manuel Casasanta (EEMC) (high school), and with classes from the integrated school of the Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal (EMPEV) (elementary education), both located in the Basin of Cercadinho, are presented, among other specific actions in conjunction with the AnC project. Therefore, the thesis discusses how this research opened a panorama to reflect “how to do” this pedagogy, a methodological knowledge, from the materials, practices, approaches and didactic sequences adopted in the reported experiences. In conclusion, it is pointed out that learning with the waters, having the primary school as a privileged stage, may be the key to thinking not only about the democratic construction of urban resilience, but processes of environmental recovery and reconciliation with nature of the scale microlocal to planetary.
Subject: Educação ambiental
Águas pluviais
Bacias hidrográficas
Resiliência (Ecologia)
Belo Horizonte (MG)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59636
Issue Date: 4-Sep-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RenataOliveira_tese.pdf29.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.