Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/59698
Tipo: Tese
Título: As faces e as vozes da polêmica
Título(s) alternativo(s): uma abordagem enunciativo-argumentativa
Autor(es): Mariza Gabriela de Lacerda
primer Tutor: Wander Emediato de Souza
primer miembro del tribunal : Rodrigo Seixas Pereira Barbosa
Segundo miembro del tribunal: Daniervelin Renata Marques Pereira
Tercer miembro del tribunal: Paulo Henrique Aguiar Mendes
Cuarto miembro del tribunal: Helcira Maria Rodrigues de Lima
Resumen: A educação pode ser entendida como uma prática socializada que envolve tanto a organização de um espaço interno escolar quanto a de um espaço externo social. Sua compreensão requer considerar ainda a presença de um continuum histórico, cultural e político, que acompanha e orienta os processos educacionais ao longo do tempo. Por isso, consideramos a iniciativa do Escola Sem Partido um tema polêmico e sensível por tratar do ensino sob a ótica restritiva da ideologia, situando-a em meio aos embates e às rupturas sociais enquanto mobiliza subjetividades e sensibilidades dissidentes. Nesse cenário, buscamos, nesta tese, compreender os papéis da linguagem nas trocas sociocomunicativas e intersubjetivas direcionadas ao tema polêmico em questão, investigando as facetas e as vozes dessa polêmica pública. Para tal, adotados a pesquisa qualitativa e a análise documental interpretativa para fins metodológicos. Na organização do corpus, selecionamos dez textos opinativos em mídias informativas distintas, no intuito de compilar posicionamentos diversificados presentes na esfera pública. O arcabouço teórico do estudo situa-se no âmbito da Análise do Discurso e dos Estudos da Argumentação, com base em uma abordagem analítica integrada da organização enunciativa e argumentativa do discurso polêmico. Após a descrição e a análise dos dados, entendemos que a polêmica funciona como uma modalidade sociodiscursiva ao possibilitar a gestão de pontos de vista conflituosos, ilustrando a relevância do dissenso no regime democrático e nas discussões públicas direcionadas a temas relevantes para a sociedade. Concomitantemente, a enunciação revelou-se propícia à encenação de papéis e dizeres antagônicos, permitindo a atribuição de ações, a distribuição de processos e a expressão de nuances da subjetividade. Por sua vez, a argumentação mostrou-se uma via necessária à busca por respostas e razões, possibilitando a mobilização de elementos dóxicos, a eclosão de domínios avaliativos e o funcionamento da ideologia como arsenal argumentativo.
Abstract: Education can be understood as a socialized practice that involves as much the organization of an internal school space as of an external social space. Its understanding also requires considering the presence of a historical, cultural and political continuum that accompanies and guides educational processes over time. For this reason, we consider the Escola Sem Partido [School Without Party] initiative a controversial and sensitive issue because it deals with teaching from the restrictive perspective of ideology, placing it in the midst of social clashes and ruptures while mobilizing dissident subjectivities and sensitivities. In this scenario, we seek, in this thesis, to understand the roles of language in sociocommunicative and intersubjective exchanges directed to the controversial theme in question, investigating the facets and voices of this public controversy. To this end, we adopted qualitative research and interpretative documentary analysis for methodological purposes. In the organization of the corpus, we selected ten opinionated texts in different informative media in order to compile diversified positions present in the public sphere. The theoretical framework of the study is located within the scope of Discourse Analysis and Argumentation Studies, based on an integrated analytical approach to the enunciative and argumentative organization of the polemical discourse. After the description and analysis of the data, we understand that the polemic functions as a sociodiscursive modality by enabling the management of conflicting points of view, illustrating the relevance of dissent in the democratic regime and in public discussions directed to relevant issues for society. Concomitantly, enunciation proved to be conducive to the staging of antagonistic roles and sayings, allowing the attribution of actions, the distribution of processes and the expression of nuances of subjectivity. In turn, argumentation proved to be a necessary way to search for answers and reasons, enabling the mobilization of doxic elements, the emergence of evaluative domains and the functioning of ideology as an argumentative arsenal.Keywords: school without party; polemic; enunciation; argumentation; opinion; informative media.
Asunto: Análise do discurso
Movimento Escola sem Partido (Brasil)
Enunciação
Opinião pública
Mídia social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59698
Fecha del documento: 24-ago-2023
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.