Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Wander Emediato de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0561984631865350pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Seixas Pereira Barbosapt_BR
dc.contributor.referee2Daniervelin Renata Marques Pereirapt_BR
dc.contributor.referee3Paulo Henrique Aguiar Mendespt_BR
dc.contributor.referee4Helcira Maria Rodrigues de Limapt_BR
dc.creatorMariza Gabriela de Lacerdapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2461766805986468pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-19T14:05:43Z-
dc.date.available2023-10-19T14:05:43Z-
dc.date.issued2023-08-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59698-
dc.description.abstractEducation can be understood as a socialized practice that involves as much the organization of an internal school space as of an external social space. Its understanding also requires considering the presence of a historical, cultural and political continuum that accompanies and guides educational processes over time. For this reason, we consider the Escola Sem Partido [School Without Party] initiative a controversial and sensitive issue because it deals with teaching from the restrictive perspective of ideology, placing it in the midst of social clashes and ruptures while mobilizing dissident subjectivities and sensitivities. In this scenario, we seek, in this thesis, to understand the roles of language in sociocommunicative and intersubjective exchanges directed to the controversial theme in question, investigating the facets and voices of this public controversy. To this end, we adopted qualitative research and interpretative documentary analysis for methodological purposes. In the organization of the corpus, we selected ten opinionated texts in different informative media in order to compile diversified positions present in the public sphere. The theoretical framework of the study is located within the scope of Discourse Analysis and Argumentation Studies, based on an integrated analytical approach to the enunciative and argumentative organization of the polemical discourse. After the description and analysis of the data, we understand that the polemic functions as a sociodiscursive modality by enabling the management of conflicting points of view, illustrating the relevance of dissent in the democratic regime and in public discussions directed to relevant issues for society. Concomitantly, enunciation proved to be conducive to the staging of antagonistic roles and sayings, allowing the attribution of actions, the distribution of processes and the expression of nuances of subjectivity. In turn, argumentation proved to be a necessary way to search for answers and reasons, enabling the mobilization of doxic elements, the emergence of evaluative domains and the functioning of ideology as an argumentative arsenal.Keywords: school without party; polemic; enunciation; argumentation; opinion; informative media.pt_BR
dc.description.resumoA educação pode ser entendida como uma prática socializada que envolve tanto a organização de um espaço interno escolar quanto a de um espaço externo social. Sua compreensão requer considerar ainda a presença de um continuum histórico, cultural e político, que acompanha e orienta os processos educacionais ao longo do tempo. Por isso, consideramos a iniciativa do Escola Sem Partido um tema polêmico e sensível por tratar do ensino sob a ótica restritiva da ideologia, situando-a em meio aos embates e às rupturas sociais enquanto mobiliza subjetividades e sensibilidades dissidentes. Nesse cenário, buscamos, nesta tese, compreender os papéis da linguagem nas trocas sociocomunicativas e intersubjetivas direcionadas ao tema polêmico em questão, investigando as facetas e as vozes dessa polêmica pública. Para tal, adotados a pesquisa qualitativa e a análise documental interpretativa para fins metodológicos. Na organização do corpus, selecionamos dez textos opinativos em mídias informativas distintas, no intuito de compilar posicionamentos diversificados presentes na esfera pública. O arcabouço teórico do estudo situa-se no âmbito da Análise do Discurso e dos Estudos da Argumentação, com base em uma abordagem analítica integrada da organização enunciativa e argumentativa do discurso polêmico. Após a descrição e a análise dos dados, entendemos que a polêmica funciona como uma modalidade sociodiscursiva ao possibilitar a gestão de pontos de vista conflituosos, ilustrando a relevância do dissenso no regime democrático e nas discussões públicas direcionadas a temas relevantes para a sociedade. Concomitantemente, a enunciação revelou-se propícia à encenação de papéis e dizeres antagônicos, permitindo a atribuição de ações, a distribuição de processos e a expressão de nuances da subjetividade. Por sua vez, a argumentação mostrou-se uma via necessária à busca por respostas e razões, possibilitando a mobilização de elementos dóxicos, a eclosão de domínios avaliativos e o funcionamento da ideologia como arsenal argumentativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Sem Partidopt_BR
dc.subjectPolêmicapt_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectOpiniãopt_BR
dc.subjectMídia Informativapt_BR
dc.subject.otherAnálise do discursopt_BR
dc.subject.otherMovimento Escola sem Partido (Brasil)pt_BR
dc.subject.otherEnunciaçãopt_BR
dc.subject.otherOpinião públicapt_BR
dc.subject.otherMídia socialpt_BR
dc.titleAs faces e as vozes da polêmicapt_BR
dc.title.alternativeuma abordagem enunciativo-argumentativapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6291-0689pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.