Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59700
Type: Tese
Title: Educação e emancipação: uma análise sobre a perspectiva revolucionária das “Escolas de Libertação” do Partido dos Panteras Negras para Autodefesa
Authors: Neusa Pereira de Assis
First Advisor: Hormindo Pereira de Souza Júnior
Abstract: A pesquisa tem como objetivo analisar a experiência do Partido dos Panteras Negras para Autodefesa no que tange à sua práxis educacional com base nas chamadas Escolas de Libertação criadas pelo partido. Organização estadunidense negra revolucionária, de alinhamento marxista-leninista, atuou, com mais ou menos fôlego, entre os anos de 1966 e 1982 e, durante todo esse período, manteve a educação como pauta de luta e elemento de sua práxis. Sendo assim, objetiva-se compreender o papel da educação implementada pelos Panteras diante de seu projeto político e social. Nesse sentido, a pesquisa relaciona-se diretamente com os estudos sobre educação e processos de emancipação, fundamentais para a compreensão do nosso tempo, marcado pelo aumento das desigualdades, agudização das formas de violência e opressão, assim como da mistificação da realidade. Diante desse cenário e sem, contudo, desconsiderar as particularidades de cada época e dos sujeitos envolvidos, investigou-se, na experiência do PPN uma possível perspectiva revolucionária de educação que contribua para os tempos presentes. Dado o potencial e a complexidade da organização, buscou-se, por meio da leitura e análise imanente, compreender os contextos e fatores que culminaram na existência do Partido e na implementação de suas escolas. Partiu-se da perspectiva histórico-materialista para compreender a realidade material em sua historicidade com vistas a elucidar os fatores que motivaram e possibilitaram a existência do e suas ações no campo educacional. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter predominantemente qualitativo, por meio de revisão bibliográfica, análise documental e iconográfica. O material analisado permitiu depreender o lastro histórico da desigualdade social, opressões, segregação racial e violência na sociedade estadunidense e seus impactos diretos na educação escolar dos sujeitos oprimidos. No que tange às Escolas de Libertação, foi possível inferir que elas tinham como horizonte mais que a escolarização de seus sujeitos; almejavam uma educação que contribuísse efetivamente para a superação do modo de produção capitalista. A pesquisa evidenciou que a educação implementada pelo Partido, seja nas Escolas de Libertação, seja na formação direta de seus militantes, não estava isenta de contradições, avanços e retrocessos em relação aos objetivos propostos. O fato de o PPN buscar efetivar uma educação revolucionária, voltada para a emancipação efetiva dos sujeitos oprimidos, não impediu que essa fosse impactada pelo modo de produção vigente. Todavia, apesar do fim do Partido e, consequentemente, de suas ações no âmbito da educação, acreditamos que diante dos repetidos esforços do modo de produção do capital em dispender meios e recursos para garantir o apagamento e silenciamento das lutas protagonizadas pelas camadas oprimidas, essa experiência do no âmbito da educacional possa também contribuir para pensar caminhos e ações para a superação do capitalismo e lançar luzes sobre o complexo problema da transição para uma nova ordem social.
Abstract: This research aims to analyze the experience of the Black Panthers Party for Self-Defense in terms of its educational praxis based on the so-called Liberation Schools created by the party. A revolutionary black American organization, with a Marxist-Leninist alignment, acted, with more or less strength, between the years 1966 and 1982 and, during all this period, kept education as an agenda of struggle and an element of its praxis. Therefore, the goal is to understand the role of education implemented by the Panthers in the face of their political and social project. In this sense, the research is directly related to studies about education and emancipation processes, which are fundamental to the understanding of our times, marked by the increase of inequalities, worsening of violence and oppression, as well as the mystification of reality. Facing this scenario and without, however, disregarding the particularities of each time and of the subjects involved, we have investigated, in the PPN experience, a possible revolutionary perspective of education that contributes to the present times. Given the potential and the complexity of the organization, we sought, through immanent reading and analysis, to understand the contexts and factors that led to the Party's existence and to the implementation of its schools. The historical-materialistic perspective was used to understand the material reality in its historicity in order to elucidate the factors that motivated and made possible the existence of the Party and its actions in the educational field. To this end, a predominantly qualitative research was carried out, by means of literature review, document and iconographic analysis. The material analyzed allowed us to deduce the historical ballast of social inequality, oppression, racial segregation, and violence in American society and its direct impacts on the school education of oppressed subjects. Regarding the Liberation Schools, it was possible to infer that they had as their horizon more than the schooling of their subjects; they aimed at an education that would effectively contribute to the overcoming of the capitalist production mode. The research showed that the education implemented by the Party, whether in Liberation Schools or in the direct training of its militants, was not free of contradictions, advances, and setbacks in relation to the proposed goals. The fact that the PPN sought to implement a revolutionary education, aimed at the effective emancipation of the oppressed subjects, did not prevent it from being impacted by the prevailing mode of production. However, despite the end of the Party and, consequently, of its actions in the field of education, we believe that, in face of the repeated efforts of the capital's mode of production to spend means and resources to guarantee the erasure and silencing of the struggles led by the oppressed classes, this experience in the educational field can also contribute to think about ways and actions to overcome capitalism and shed light on the complex problem of the transition to a new social order.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/59700
Issue Date: 28-Feb-2023
metadata.dc.description.embargo: 28-Feb-2025
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEUSINHA - PDF A -TESE PARA REPOSITÓRIO.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2025-02-28
8.02 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons