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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Visualização dos dados de candidatos a auxílios socioeconômicos em grafos: estudo de caso no instituto federal de minas gerais (IFMG)
Título(s) alternativo(s): Visualization of candidate data for socioeconomic aid in graphs: case study at the Federal Institute of Minas Gerais(IFMG)
Autor(es): Eduardo Cardoso Melo
Marcello Peixoto Bax
Yuri Bento Marques
Resumen: Introdução: A expansão da rede federal de ensino superior brasileira nas últimas duas décadas foi possível, em grande parte, graças à implementação de ações governamentais como o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Nele, os recursos orçamentários são descentralizados para as instituições de ensino que, por sua vez, ficam responsáveis por selecionar aqueles candidatos que apresentam maior demanda para recebimento de auxílios socioeconômicos. Este artigo propõe uma abordagem diferenciada para visualizar as relações entre os dados de tais candidatos, aprimorando o processo de análise conduzido por Assistentes Sociais. Método: Foi realizado um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para demonstrar a viabilidade de implementação e uso da solução proposta a partir de dados reais da instituição, coletados diretamente da base de candidatos a auxílios socioeconômicos. Resultados: A apresentação dos dados e dos relacionamentos entre as entidades podem ser melhor visualizados pelos Assistentes Sociais e contribuir diretamente para entender a real situação dos candidatos. Conclusão: A análise das informações dos candidatos pode se beneficiar da construção de conhecimentos a partir de dados organizados em grafos, em vez de representações textuais.
Abstract: Introduction: the expansion of the Brazilian federal higher education networkin the last two decades was made possible, in large part, thanks to the implementation of governmental actions such as the National Student Assistance Program (PNAES). Init, budgetary resources are decentralized to educational institutions, which, in turn, are responsible for selecting those candidates who have the greatest demand for receiving socio-economic assistance. This paper proposes a differentiated approach to visualize the relationships between the data of such candidates, improving the analysis process conducted by Social Assistants. Method: a case study was carried out at the Federal Institute of MinasGerais (IFMG) to demonstrate the feasibility of implementing and using the proposed solution based on real data from the institution, collected directly from the base of applicants for socioeconomic assistance. Results: the presentation of data and relationships between entities can be better viewed by Social Workers and contribute directly to understanding the real situation of the candidates. Conclusions: analyzis of candidate in formation can benefit from the ability to build knowledge based on the visualization of data in graphs compared to that based on textual reports.
Asunto: Gestão da informação
Políticas públicas
Computação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.82607
URI: http://hdl.handle.net/1843/59748
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/82607/45684
metadata.dc.relation.ispartof: AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
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