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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Expansão da educação superior a distância e a mobilidade pendular de estudantes para Belo Horizonte e para os cinco principais centros regionais do interior de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Expansion of distance higher education andthe pendular mobility of students to Belo Horizonte and to the five main regional centers in the interior of Minas Gerais
Autor(es): Rafael Santiago Soares
Paulo Fernando Braga de Carvalho
Carlos Fernando Ferreira Lobo
Resumen: A rápida expansão da Educação à Distância-EaD no Brasil tem provocado discussões acaloradas, que vão além daquelas relacionadas com os métodos de ensino e com a qualidade. A flexibilização observada para a oferta de cursos e a capilaridade desta modalidade tornaram a EaD uma alternativa para a ampliação do ensino superior. Um dos impactos do crescimento da EaD se dá na mobilidade espacial estudantil. O estado de Minas Gerais apresentou expressivo crescimento de matriculados na EaD, inclusive estando acima da taxa nacional no período de 2005 a 2019. Este trabalho se propõe a avaliar a expansão da oferta da educação superior a distância e a mobilidade pendular de estudantes para Belo Horizonte e para os cinco principais centros regionais do interior de Minas Gerais, considerando os fluxos identificados no Censo Demográfico de 2010. Os dados de matrículas, fluxos e distâncias conjugados com a identificação dos grandes eixos viários de Minas Gerais permitiram avaliar como Belo Horizonte e os outros cinco centros regionais exercem suas centralidades em relação à modalidade.
Abstract: The fast expansion of Distance Learning (DL) in Brazil has provoked heated discussions that go beyond those related to teaching methods and quality. The flexibility observed in the offer of courses and the variety of this modality turned distance education into an alternative for the expansion of higher education. One of the impacts of the growth of distance education is on student spatial mobility. The state of Minas Gerais showed a significant growth in DL enrollments, even higher than the national rate in the period from 2005 to 2019. This work aims to assess the expansion of the offer of higher education at a distance and the commuting of students to Belo Horizonte and to the five main regional centers in the interior of Minas Gerais, considering the flows identified in the 2010 Demographic Census. Enrollment data, flow, and distances combined with the identification of the major road axes of Minas Gerais allowed us to assess how Belo Horizonte and the other five regional centers exert their centralities in relation to distance education modality.
Asunto: Educação
Ensino superior
Ensino à distância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.35699/2237-549X.2022.41538
URI: http://hdl.handle.net/1843/59767
Fecha del documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/41538
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Geografias
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