Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59812
Type: Artigo de Evento
Title: Apresentação gráfica das referências e citações nos trabalhos científicos segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas: uma simples padronização formal ou herança de uma cultura androcêntrica?
Other Titles: Graphical presentation of references and quotes in scientific works according to the Brazilian Association of Technical Standards: a simple formal standardization or inheritance of an androcentric culture?
Authors: Eduardo Godinho Pereira
Adla Betsaida Martins Teixeira
Abstract: Este artigo tem o propósito de trazer à discussão as padronizações previstas e apresentadas nas Normas Brasileiras (NBR´s) em especial aquelas que têm a finalidade de estabelecer normas para padronizar a apresentação e construção das referências de trabalhos científicos, sendo a NBR 6023/2002, que estabelece os elementos a serem incluídos em referências e a NBR 10520/2002, que especifica as características exigíveis para apresentação de citações em documentos. A discussão tem como foco a forma que se padronizou a apresentação das citações e referências nos textos científicos, sob uma perspectiva crítica, com vistas a discutir a forma como hoje são colocados nos textos os nomes das autoras femininas, sendo de fundamental importância que seja reconhecida explicitamente a identidade das autorAs nos textos acadêmicos. Esse reconhecimento vai de encontro ao costumeiro, ou seja, rompe com as ideias de uma sociedade que se apresenta com traços e resquícios de uma cultura de valorização protagonista do homem. Ao realizar a leitura de um texto, é importante que o leitor consiga identificar, de forma rápida, a identidade de quem o escreve, partindo, inicialmente, do nome com o qual a pessoa se apresenta, e não, unicamente, iniciando por um sobrenome, muitas vezes masculino, fazendo acreditar que o produtor da obra seja homem. Este artigo discute se as NBR's são regras de padronização formais ou resquícios da cultura de valorização masculina.
Abstract: This article aims to bring to the discussion the standardizations foreseen and presented in the Brazilian Standards (NBRs), especially those that have the purpose of establishing norms to standardize the presentation and construction of references of scientific works, being NBR 6023 / 2002, which establishes the elements to be included in references and NBR 10520/2002, which specifies the characteristics required to submit citations in documents. The discussion focuses on the way in which the presentation of citations and references in scientific texts has been standardized in a critical perspective, with a view to discussing how the names of the female authors are placed in the texts, Explicitly the authors' identity in academic texts. This recognition goes against the usual, that is, breaks with the ideas of a society that presents itself with traces and remnants of a culture of valorization protagonist of man. When reading a text, it is important for the reader to be able to quickly identify the identity of the writer, starting from the name with which the person presents himself, rather than solely by starting with a surname, Often masculine, making him believe that the producer of the work is a man. This paper discusses whether NBRs are formal standardization rules or remnants of the male enhancement culture.
Subject: Normas técnicas -- Brasil
Referencias bibliográficas -- Normas
Citações brasileiras
Mulheres -- Identidade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/59812
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1517834774_ARQUIVO_EDUARDOGPEREIRA-APRESENTACAOGRAFICA.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Internacional Fazendo Gênero
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.