Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59845
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conhecer e reconhecer os povos originários de Pindorama: uma formulação pedagógica para o ensino da temática indígena nos processos escolares de aprendizagem para crianças |
Autor(es): | Marcela Marcos Lameira |
Primeiro Orientador: | Rita de Cássia Santos Buarque de Gusmão |
Primeiro membro da banca : | Camila Rodrigues Moreira Cruz |
Segundo membro da banca: | Saniwê Alves Braz |
Terceiro membro da banca: | Tales Bedeschi Faria |
Resumo: | Esta Proposta Pedagógica tem como referenciais teóricos a pedagogia de Paulo Freire para a Alfabetização, com os princípios de investigação, tematização e problematização; a perspectiva de decolonialidade, a partir da necessidade de transformação da formação docente; e a abordagem intercultural como parâmetro de composição. O objeto principal de estudo foi a elaboração de estratégias pedagógicas que visem desenvolver a percepção de pertencimento à descendência e à herança dos povos indígenas, na formação da criança não indígena. O método de pesquisa buscou favorecer a análise científica, de forma a se mover por caminhos pluridisciplinares, considerando se tratar de povos indígenas que possuem características pluriversas natas em sua forma de viver e em sua relação com as artes e a educação. Trabalhamos com informações bibliográficas, com informações coletadas junto a docentes não indígenas de Belo Horizonte e com entrevistas e observação do fazer docente indígena, Pataxó e Xukuru-Kariri em Minas Gerais, sobre suas práticas de aprendizagem. O corolário da pesquisa é o Jogo Pedagógico "Cartas de Pindorama", um conjunto de ideias para realizar a tarefa de iniciar o letramento com valorização do afeto e do respeito à diversidade. |
Abstract: | This Pedagogical Proposal has as theoretical references the pedagogy of Paulo Freire for Literacy, with the principles of investigation, thematization and problematization; the perspective of decoloniality, based on the need to transform teacher education; and the intercultural approach as a parameter of composition. The main object of study was the elaboration of pedagogical strategies that aim to develop the perception of belonging to the descent and heritage of indigenous peoples, in the training of the non-indigenous child. The research method sought to favor scientific analysis, in order to move along multidisciplinary paths, considering that they are indigenous peoples who have innate pluriverse characteristics in their way of living and in their relationship with the arts and education. We work with bibliographic information, with information collected from non-indigenous teachers in Belo Horizonte and with interviews and observation of the indigenous teacher, Pataxó and Xukuru-Kariri in Minas Gerais, about their learning practices. The corollary of the research is the Pedagogical Game "Letters of Pindorama", a set of ideas to carry out the task of initiating literacy with appreciation of affection and respect for diversity. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Indígenas da América do Sul - Brasil Educação de crianças Professores de arte - Formação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59845 |
Data do documento: | 26-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LAMEIRA, Marcela (normalizada_v5).pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.