Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rita de Cássia Santos Buarque de Gusmãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5506769379877715pt_BR
dc.contributor.referee1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.contributor.referee2Saniwê Alves Brazpt_BR
dc.contributor.referee3Tales Bedeschi Fariapt_BR
dc.creatorMarcela Marcos Lameirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2562598086914018pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-23T16:23:14Z-
dc.date.available2023-10-23T16:23:14Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59845-
dc.description.abstractThis Pedagogical Proposal has as theoretical references the pedagogy of Paulo Freire for Literacy, with the principles of investigation, thematization and problematization; the perspective of decoloniality, based on the need to transform teacher education; and the intercultural approach as a parameter of composition. The main object of study was the elaboration of pedagogical strategies that aim to develop the perception of belonging to the descent and heritage of indigenous peoples, in the training of the non-indigenous child. The research method sought to favor scientific analysis, in order to move along multidisciplinary paths, considering that they are indigenous peoples who have innate pluriverse characteristics in their way of living and in their relationship with the arts and education. We work with bibliographic information, with information collected from non-indigenous teachers in Belo Horizonte and with interviews and observation of the indigenous teacher, Pataxó and Xukuru-Kariri in Minas Gerais, about their learning practices. The corollary of the research is the Pedagogical Game "Letters of Pindorama", a set of ideas to carry out the task of initiating literacy with appreciation of affection and respect for diversity.pt_BR
dc.description.resumoEsta Proposta Pedagógica tem como referenciais teóricos a pedagogia de Paulo Freire para a Alfabetização, com os princípios de investigação, tematização e problematização; a perspectiva de decolonialidade, a partir da necessidade de transformação da formação docente; e a abordagem intercultural como parâmetro de composição. O objeto principal de estudo foi a elaboração de estratégias pedagógicas que visem desenvolver a percepção de pertencimento à descendência e à herança dos povos indígenas, na formação da criança não indígena. O método de pesquisa buscou favorecer a análise científica, de forma a se mover por caminhos pluridisciplinares, considerando se tratar de povos indígenas que possuem características pluriversas natas em sua forma de viver e em sua relação com as artes e a educação. Trabalhamos com informações bibliográficas, com informações coletadas junto a docentes não indígenas de Belo Horizonte e com entrevistas e observação do fazer docente indígena, Pataxó e Xukuru-Kariri em Minas Gerais, sobre suas práticas de aprendizagem. O corolário da pesquisa é o Jogo Pedagógico "Cartas de Pindorama", um conjunto de ideias para realizar a tarefa de iniciar o letramento com valorização do afeto e do respeito à diversidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectJogo pedagógicopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherIndígenas da América do Sul - Brasilpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherProfessores de arte - Formaçãopt_BR
dc.titleConhecer e reconhecer os povos originários de Pindorama: uma formulação pedagógica para o ensino da temática indígena nos processos escolares de aprendizagem para criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAMEIRA, Marcela (normalizada_v5).pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.