Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59868
Type: Artigo de Periódico
Title: Desafios e perspectivas do ensino do componente curricular didática em meio a pandemia da Covid-19
Other Titles: Challenges and perspectives of teaching didactics curricular component during covid-19 pandemics
Retos y perspectivass de la enseñanza del componente curricular didáctica en medio a la pandemia de COVID-19
Authors: Suzana Dos Santos Gomes
Giovana Cristina Zen
Cristina D'avila
Abstract: A pandemia da Covid-19 tem afetado os sistemas de ensino e as universidades, interferindo na organização do trabalho acadêmico nos cursos de graduação. Nesse contexto, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi adotado pelas universidades a fim de minimizar as perdas no processo ensino-aprendizagem no período de isolamento social. Diante do exposto, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o ensino de Didática, no período do isolamento social, problematizando desafios, tensões e possibilidades face ao trabalho pedagógico mediado pelas tecnologias digitais no contexto da pandemia. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório de abordagem quantitativa e qualitativa. Os resultados indicaram ausência de interação efetiva entre estudantes e docentes, provocada pela falta de condições materiais e pelo acesso limitado à internet de qualidade. Os estudantes destacaram ainda a importância do ensino presencial para preservar a qualidade do processo ensino-aprendizagem na universidade.
Abstract: Covid-19 pandemics has been affecting the educational systems and the universities, intervening in the organization of academic work in the undergraduate courses. In the context, Emergency Remote Teaching (ERT) has been adopted by the universities in order to minimize the losses on the teaching-learning process in the period of social isolation. Given that fact, this paper presents results of a research that aimed at analysing the teaching of didactics, in the period of social isolation, problematizing challenges, tensions and possibilities in face of the pedagogical work mediated by digital technology in the context of the pandemics. Regarding methodology, it if an exploratory study of quantitative and qualitative approach. The results indicated absence of effective interaction between students and teaches, caused by the lack of material conditions and by the limited access to quality internet. The students highlighted still the importance of presence teaching to preserve the quality of the teachinglearning process at the university.
Subject: Educação
Ensino Superior
Didática
Ensino
Pandemia
Ensino à distância
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v17i3.16330
URI: http://hdl.handle.net/1843/59868
Issue Date: 1-Jul-2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/16330
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.