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Tipo: Artigo de Periódico
Título: As concepções de justiça do Programa Mais Educação a partir da teoria tridimensional de Nancy Fraser
Título(s) alternativo(s): The conceptions of justice of the Mais Educação Program based on the three-dimensional theory of Nancy Fraser
Autor(es): Ana Maria Clementino Jesus e Silva
Dalila Andrade Oliveira
Resumo: O Programa Mais Educação, criado pelo governo Lula em 2007 com o objetivo de fomentar a educação integral dos estudantes por meio do apoio às atividades socioeducativas e ampliação da jornada educativa diária, carregava consigo diferentes concepções de justiça social e escolar. Ao observar alguns de seus pressupostos, foi possível identificar concepções alinhadas com os princípios de justiça demandados pelas políticas de reconhecimento cultural, redistribuição econômica e representação política. Dessa forma, o intuito deste artigo foi analisar as concepções de justiça que envolveram direta ou indiretamente o Programa Mais Educação a partir da perspectiva da teoria tridimensional de Nancy Fraser por meio de um levantamento documental e revisão bibliográfica.
Abstract: The Mais Educação Program created by the Lula government in 2007 with the objective of promoting the integral education of students by supporting socio-educational activities and expanding the daily educational journey, carried with it different conceptions of social and school justice. By observing some of its assumptions, it was possible to identify conceptions aligned with the principles of justice demanded by the policies of cultural recognition, economic redistribution and political representation. Thus, the purpose of this article was to analyze the conceptions of justice that directly or indirectly involved the Mais EducaçãoProgram from the perspective of Nancy Fraser's three-dimensional theory through a documentary survey and bibliographic review.
Assunto: Programa Mais Educação (Brasil)
Justiça social
Educação integral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10532
URI: http://hdl.handle.net/1843/59880
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10532
metadata.dc.relation.ispartof: Práxis Educacional
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