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dc.creatorRafael H.M.pereirapt_BR
dc.creatorCarlos Kauê Vieira Bragapt_BR
dc.creatorLuciana Mendes Servopt_BR
dc.creatorBernardo Serrapt_BR
dc.creatorPedro Vasconcelos Maia do Amaralpt_BR
dc.creatorNelson Gouveiapt_BR
dc.creatorAntonio Paezpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-24T19:01:36Z-
dc.date.available2023-10-24T19:01:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.citation.volume273pt_BR
dc.citation.spage113773pt_BR
dc.identifier.doi10.1016/j.socscimed.2021.113773pt_BR
dc.identifier.issn0277-9536pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59953-
dc.description.abstractA rápida propagação da COVID-19 em todo o mundo levantou preocupações sobre a capacidade de resposta das cidades e dos sistemas de saúde durante pandemias. Estudos recentes tentam modelar como o número de infecções por COVID-19 provavelmente crescerá e impactará a procura de serviços de hospitalização a nível nacional e regional. No entanto, tem sido dada menos atenção ao acesso geográfico aos serviços de saúde da COVID-19 e à capacidade de resposta dos hospitais a nível local, particularmente nas áreas urbanas do Sul Global. Este artigo mostra como a análise da acessibilidade dos transportes pode fornecer informações práticas para ajudar a melhorar a cobertura e a capacidade de resposta dos cuidados de saúde. Analisa a acessibilidade aos cuidados de saúde COVID-19 em alta resolução espacial nas 20 maiores cidades do Brasil. Utilizando métricas de distância da rede, estimamos a população vulnerável que vive em áreas com acesso deficiente a instalações de saúde que poderiam rastrear ou hospitalizar pacientes com COVID-19. Em seguida, utilizamos um novo indicador de área de influência flutuante equilibrada (BFCA) para estimar as desigualdades espaciais, de rendimento e raciais no acesso a hospitais com camas de unidades de cuidados intensivos (UCI) e ventiladores mecânicos, tendo em conta os efeitos de congestionamento. Com base nesta análise, identificamos desigualdades sociais e espaciais substanciais no acesso aos serviços de saúde durante a pandemia. A disponibilidade de equipamentos de UTI varia consideravelmente entre as cidades e é substancialmente menor entre as comunidades negras e pobres. O estudo mapeia as desigualdades territoriais no acesso à saúde e reflete sobre diferentes lições políticas que podem ser aprendidas para outros países com base no caso brasileiro.pt_BR
dc.description.resumoThe rapid spread of COVID-19 across the world has raised concerns about the responsiveness of cities and healthcare systems during pandemics. Recent studies try to model how the number of COVID-19 infections will likely grow and impact the demand for hospitalization services at national and regional levels. However, less attention has been paid to the geographic access to COVID-19 healthcare services and to hospitals' response capacity at the local level, particularly in urban areas in the Global South. This paper shows how transport accessibility analysis can provide actionable information to help improve healthcare coverage and responsiveness. It analyzes accessibility to COVID-19 healthcare at high spatial resolution in the 20 largest cities of Brazil. Using network-distance metrics, we estimate the vulnerable population living in areas with poor access to healthcare facilities that could either screen or hospitalize COVID-19 patients. We then use a new balanced floating catchment area (BFCA) indicator to estimate spatial, income, and racial inequalities in access to hospitals with intensive care unit (ICU) beds and mechanical ventilators while taking into account congestion effects. Based on this analysis, we identify substantial social and spatial inequalities in access to health services during the pandemic. The availability of ICU equipment varies considerably between cities, and it is substantially lower among black and poor communities. The study maps territorial inequalities in healthcare access and reflects on different policy lessons that can be learned for other countries based on the Brazilian case.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofSocial Science & Medicine-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEquitypt_BR
dc.subjectFloating catchment areapt_BR
dc.subjectICUpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectVentilatorspt_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherSistema Ùnico de Saúdept_BR
dc.titleGeographic access to COVID-19 healthcare in Brazil using a balanced float catchment area approachpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33609968/pt_BR
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