Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/59959
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Technological and organizational innovation for knowledge-intensive business services in Brazil
Título(s) alternativo(s): Inovações tecnológicas e organizacionais nos serviços intensivos em conhecimento no Brasil
Autor(es): André Luiz da Silvateixeira
Vanessa Criscuolo Parreiras de Oliveira
Philipe Scherrer Mendes
Daniel Paulino Teixeira Lopes
Márcia Siqueira Rapini
Resumo: This paper aims to analyze the empirical relationship between the technological (TI) and organizational innovations (OI) of innovative Brazilian firms classified as Knowledge-Intensive Business Services (KIBS), and discusses their different determinants, the role of persistence, and a possible two-way relationship between these three types of innovation. A sample of 595 firms was empirically analyzed using the Brazilian Innovation Survey (PINTEC) and the Annual Survey of Services (PAS) from 2009 to 2014. The results reveal a “cross-influence” between OI and TI: internal OI are induced by prior product TI while the former induce process TI. Cumulative effects are observed for these three types of innovation, especially for product TI. The findings also indicate that different innovations are fostered by different organizational characteristics and innovative efforts, therefore identifying the limited role of internal R&D efforts
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar a relação empírica entre as inovações tecnológicas (TI) e organizacionais (IO) de empresas brasileiras inovadoras classificadas como Serviços Empresariais Intensivos em Conhecimento (KIBS), e discute seus diferentes determinantes, o papel da persistência e dois possíveis relação direta entre esses três tipos de inovação. Uma amostra de 595 empresas foi analisada empiricamente usando a Pesquisa Brasileira de Inovação (PINTEC) e a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) de 2009 a 2014. Os resultados revelam uma “influência cruzada” entre IA e TI: IA interna é induzida por antecedentes produto TI enquanto o primeiro induz o processo TI. Observam-se efeitos cumulativos para estes três tipos de inovação, especialmente para TI de produto. As conclusões também indicam que diferentes inovações são fomentadas por diferentes características organizacionais e esforços inovadores, identificando assim o papel limitado dos esforços internos de P&D
Assunto: Inovação
Tecnologia
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.20396/rbi.v20i00.8656133
URI: http://hdl.handle.net/1843/59959
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8656133/26378
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Inovação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
administrator,+8656133-Texto+do+artigo-95594-1-10-20210309.pdf861.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.