Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/59999
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O campo da ilustração no ensino de artes visuais: práticas e experiências em gravura |
Título(s) alternativo(s): | The illustration space on the visual arts teaching: engraving practices and techniques |
Autor(es): | Camila Dornelas Vaz de Andrade |
Primeiro Orientador: | Rodrigo Borges Coelho |
Primeiro membro da banca : | Eliana Ribeiro Ambrósio |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização intitulado O campo da ilustração no ensino de Artes Visuais: práticas e técnicas de gravura, investiga e explora propostas de ensino de artes visuais a partir das relações entre imagem e texto (literatura e ilustração), mediadas pela técnica da gravura. O enfoque do ensino de artes visuais utilizado apoia-se na Abordagem Triangular, desenvolvida por Ana Mae Barbosa nos anos 1980, posteriormente estudada e readequada por estudiosos do ensino de arte. No que se refere à relação texto e imagem, são abordados vínculos históricos, no campo da ilustração e da gravura, associados ao aprendizado de alguns processos técnicos e tecnológicos de criação de imagens e impressos, no contexto do ensino de artes visuais, para estudantes do ensino fundamental - anos finais. |
Abstract: | The present Final Paper of Specialization entitled The Illustration Space on the Visual Arts teaching: engraving practices and techniques, research and explores proposal of visual arts teaching from the relations about image and text (literature and illustration), mediated by the engraving techniques. The focus of the development of visual arts’ teaching used is based on the Triangular Approach, developed by Ana Mae Barbosa in the 1980’s, later studied and readjusted by art teaching bookish. About the relationship between text and image, historical links are discussed, in the field of illustration and engraving, associated with learning some technical and technological processes for creating images and prints, in the context of teaching visual arts, for students of the elementary school – final years. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Ilustração de livros Arte e literatura Gravura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/59999 |
Data do documento: | 29-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O CAMPO DA ILUSTRAÇÃO NO ENSINO DE ARTES VISUAISpráticas e experiências em gravura.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons