Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/59999
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Borges Coelhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6448880563509404pt_BR
dc.contributor.referee1Eliana Ribeiro Ambrósiopt_BR
dc.creatorCamila Dornelas Vaz de Andradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9612776836640858pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T11:36:11Z-
dc.date.available2023-10-25T11:36:11Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/59999-
dc.description.abstractThe present Final Paper of Specialization entitled The Illustration Space on the Visual Arts teaching: engraving practices and techniques, research and explores proposal of visual arts teaching from the relations about image and text (literature and illustration), mediated by the engraving techniques. The focus of the development of visual arts’ teaching used is based on the Triangular Approach, developed by Ana Mae Barbosa in the 1980’s, later studied and readjusted by art teaching bookish. About the relationship between text and image, historical links are discussed, in the field of illustration and engraving, associated with learning some technical and technological processes for creating images and prints, in the context of teaching visual arts, for students of the elementary school – final years.pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização intitulado O campo da ilustração no ensino de Artes Visuais: práticas e técnicas de gravura, investiga e explora propostas de ensino de artes visuais a partir das relações entre imagem e texto (literatura e ilustração), mediadas pela técnica da gravura. O enfoque do ensino de artes visuais utilizado apoia-se na Abordagem Triangular, desenvolvida por Ana Mae Barbosa nos anos 1980, posteriormente estudada e readequada por estudiosos do ensino de arte. No que se refere à relação texto e imagem, são abordados vínculos históricos, no campo da ilustração e da gravura, associados ao aprendizado de alguns processos técnicos e tecnológicos de criação de imagens e impressos, no contexto do ensino de artes visuais, para estudantes do ensino fundamental - anos finais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectEnsino de artes visuaispt_BR
dc.subjectGravurapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherIlustração de livrospt_BR
dc.subject.otherArte e literaturapt_BR
dc.subject.otherGravurapt_BR
dc.titleO campo da ilustração no ensino de artes visuais: práticas e experiências em gravurapt_BR
dc.title.alternativeThe illustration space on the visual arts teaching: engraving practices and techniquespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CAMPO DA ILUSTRAÇÃO NO ENSINO DE ARTES VISUAISpráticas e experiências em gravura.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons