Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60001
Type: Monografia (especialização)
Title: A abordagem experimental investigativa em uma sequência didática de Física: incluindo um estudante com TDAH
Authors: Rondinelly de Jesus Neves
First Advisor: Josiane Pereira Torres
Abstract: Estudos indicam um aumento na incidência de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), os quais apresentam especificidades para permanecer e participar das atividades de sala de aula. Tais estudantes possuem características que, quando não atendidas, os afetam e, por vezes, refletem em seus desempenhos acadêmicos. Para garantir seus direitos à educação é necessário que a escola e professor compreendam essas necessidades e trabalhem suas aulas planejando-as de forma a atender as especificidades desses estudantes. Uma sequência didática elaborada com elementos de abordagem investigativa experimental pode possuir características que possibilitam resgatar o interesse e atenção desses estudantes para fenômenos reconhecidamente tidos como abstratos e complexos da Física. Nesse sentido, esse estudo se propôs a desenvolver e aplicar uma sequência nesses moldes em uma escola da região metropolitana de BH. Foi possível identificar resultados benéficos tanto para um estudante com TDAH quanto para seus pares, tanto em relação ao seu engajamento quanto à sua participação como voz ativa reconhecida por seus colegas, sendo possível encontrar algumas possibilidades e limitações na elaboração das atividades e que estão associadas às condições desse estudante.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60001
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-RondinellyNeves_VF.pdf793.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.