Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60005
Type: Monografia (especialização)
Title: Estudantes durante o ensino remoto e o retorno presencial: percepções de aprendizagem e relações com a desinformação
Other Titles: Students during remote teaching and face-to-face return: perceptions of learning and relationships with misinformation
Authors: Layla Christiane Leite Santos
First Advisor: Luiz Gustavo Franco Silveira
First Co-advisor: Deborah Cotta Oliveira
First Referee: Luiz Gustavo Franco Silveira
Second Referee: Luan Henrique Alves
Abstract: No presente estudo buscamos analisar percepções de estudantes do Ensino Médio sobre o ensino e aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Analisamos respostas de 24 estudantes do 1° ano de uma escola estadual a um questionário sobre o ensino remoto e o retorno às aulas presenciais. Além disso, realizamos uma discussão com o objetivo de apreender de que modo esses estudantes compreendiam a desinformação relacionada à ciência durante a pandemia de covid-19. Nossos resultados indicam as dificuldades na organização de estratégias de estudo dos estudantes durante o ensino remoto, bem como a falta de estrutura e apoio em casa para os estudos e a falta de organização do tempo para isso. A maioria dos alunos indicou o ensino presencial como algo necessário e a percepção de que estão aprendendo mais com o retorno pós-isolamento. Aspectos como a presença do professor, a socialização com colegas e maior concentração foram apontados pelos estudantes como fatores determinantes na percepção mais positiva do ensino presencial. Por fim, com relação à desinformação, observamos a mobilização de conhecimentos conceituais da ciência como forma de analisar fake news. Apesar disso, houve também dificuldades com conteúdo conceitual, o que gerou problemas para análise da confiabilidade de uma informação.
Abstract: In the present study, we sought to analyze perceptions of high school students about teaching and learning during emergency remote teaching. We analyzed responses from 24 students in the 1st year of a state school to a questionnaire about remote teaching and returning to face-to-face classes. In addition, we conducted a discussion with the aim of understanding how these students understood science-related disinformation during the covid-19 pandemic. Our results indicate the difficulties in organizing students' study strategies during remote teaching, as well as the lack of structure and support at home for studies and the lack of organization of time for this. Most students indicated face-to-face teaching as something necessary and the perception that they are learning more with the post-isolation return. Aspects such as the presence of the teacher, socializing with colleagues and greater concentration were pointed out by students as determining factors in the more positive perception of face-to-face teaching. Finally, with regard to misinformation, we observed the mobilization of conceptual knowledge from science as a way of analyzing fake news. Despite this, there were also difficulties with conceptual content, which led to problems in analyzing the reliability of information.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60005
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

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