Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60024
Tipo: Artigo de Evento
Título: Fatores que influenciam as atitudes ambientais dos estudantes de negócios
Autor(es): Poliana Moreira de Andrade
Eduardo Mendes Nascimento
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar quais eram as variáveis que influenciavam a consciência ecológica dos estudantes na área de negócios em duas instituições educacionais. Com fins de se atingir os objetivos, foi feito uma pesquisa descritiva, utilizando-se de um levantamento como estratégia para coleta de dados, com abordagem quantitativa para sua análise. Este levantamento foi feito com 257 graduandos que responderam a um questionário contendo 35 questões. O questionário foi estruturado em 2 partes, sendo a primeira constituída de variáveis que tiveram o objetivo de descrever a amostra e a segunda parte com objetivo de levantar o grau de consciência ambiental apresentado pelos respondentes. Os dados que foram obtidos através dos questionários foram tabulados em pacote estatístico (Stata), no qual foram realizadas análises estatísticas descritiva e inferencial (regressão linear). Assim, foram identificadas as variáveis que influenciam a consciência ecológica dos graduandos dos citados cursos, bem como quais as variáveis se apresentam com mais ou menos relevâncias nas atitudes ambientalmente desejadas em relação ao meio ambiente. Os resultados demonstraram que a família é estatisticamente significativa na aquisição de hábitos ambientalmente corretos, além dela, idade, curso e instituição que frequenta e possuir filhos, também o são. Além dessas, a autoimagem em relação à prática de atitudes que minimizem a dilapidação do meio ambiente se demonstrou relevante para que os indivíduos tenham atitudes ambientalmente corretas. Finalmente, de par dos resultados deste trabalho, espera-se que, ao saber o que influencia as atitudes dos indivíduos, possa haver a estruturação de políticas educacionais e empresariais de modo a promover o uso consciente e racional dos recursos naturais.
Assunto: Educação ambiental
Negócios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/60024
Data do documento: Out-2016
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional de Administração e Contabilidade - AdCont
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fatores que Influenciam as Atitudes Ambientais dos Estudantes de Negócios.pdf228.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.