Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60034
Type: Artigo de Periódico
Title: Recursos do ambiente familiar e desempenho de leitura em adolescentes
Authors: Luciana Cássia de Jesus
C.b.s. Braga
Larissa Galvão Moraes
Luciana Mendonça Alves
Vanessa de Oliveira Martins Reis
Abstract: Este estudo teve como objetivo verificar a associação entre os recursos do ambiente familiar e a leitura de adolescentes. Participaram 106 adolescentes, de ambos os sexos, de 11 a 16 anos, sem queixas de dificuldades de aprendizagem. Para a coleta de dados utilizou-se um texto narrativo, o questionário de múltipla escolha sobre o texto e o de Recursos do Ambiente Familiar, adaptado. Foi realizada a análise descritiva e inferencial por meio dos testes correlação de Spearman, Mann-Whitney e Kruskal Wallis, com nível de significância de 5%. Os recursos que promovem os processos proximais e as práticas parentais contribuíram para um melhor desempenho de leitura. Em contrapartida, a categoria de atividades previsíveis contribuiu negativamente. Assim, o ambiente e os recursos influenciaram o desempenho leitor dos adolescentes. Conclui-se que é importante a elaboração de medidas escolares e de políticas públicas, para fortalecer a relação família-escola, ampliar os recursos familiares e tornar o ambiente favorável ao ensino.
Abstract: This study aimed to verify the association between the resources of the family environment and teenage reading. A total of 106 adolescents of both sexes, aged between 11 and 16 years, without learning difficulties, participated in the study. For data collection, a narrative text, a multiple-choice questionnaire about the text and an adapted Family Environment Resources questionnaire were used. Descriptive and inferential analysis was performed using Spearman, Mann-Whitney and Kruskal Wallis correlation tests, with a significance level of 5%. Resources that promote proximal processes and parenting practices contributed to better reading performance. In contrast, the predictable activities category contributed negatively. Thus, the environment and resources influenced the adolescents’ reading performance. It is concluded that the elaboration of school measures and public policies is important to strengthen the family-school relationship, expand family resources and make the environment favorable to teaching.
Subject: Leitura
Aprendizagem
Relações familiares
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.1590/2175-35392022232253
URI: http://hdl.handle.net/1843/60034
Issue Date: 2022
metadata.dc.url.externa: https://doi.org/10.1590/2175-35392022232253
metadata.dc.relation.ispartof: Psicologia Escolar e Educacional
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RECURSOS DO AMBIENTE FAMILIAR E DESEMPENHO DE LEITURA EM ADOLESCENTES pdfa.pdf432.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.