Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60046
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trademarks as an indicator of innovation: towards a fuller picture
Autor(es): Leonardo Costa Ribeiro
Ulisses Pereira Dos Santos
Valbona Muzaka
Resumo: Encouraged by the emergence of a new and growing literature on the use of trademark data as complementary indicators of innovation, this paper strengthens the case for such use by offering both qualitative and quantitative evidence in its support. Based on two large trademark and patent databases built for this purpose, the paper makes the argument that careful use of trademark data can improve our understanding of innovation processes across all sectors of the economy. Our databases generate a high correlation coefficient between patents and trademarks in four different scales of aggregation: firm, sector, country, and global. We argue that the combined use of patent and trademark data is better at capturing the whole gamut of innovation that takes place in the economy than the standard patent data alone. We embed our argument and analysis throughout in the main structural changes that have occurred in the global economy since the latter part of the twentieth century. We find that in certain cases, e.g. in service sectors, in sectors where patents are not widely used, and in the case of exporting entities from developing countries, trademark data are better at capturing the extent of technological and non-technological innovation that occurs therein.
Abstract: Encorajado pelo surgimento de uma literatura nova e crescente sobre o uso de dados de marcas como indicadores complementares de inovação, este artigo fortalece o argumento para tal uso, oferecendo evidências qualitativas e quantitativas em seu apoio. Com base em duas grandes bases de dados de marcas e patentes construídas para este fim, o artigo defende que o uso cuidadoso de dados de marcas pode melhorar a nossa compreensão dos processos de inovação em todos os setores da economia. Nossos bancos de dados geram um alto coeficiente de correlação entre patentes e marcas registradas em quatro diferentes escalas de agregação: empresa, setor, país e global. Argumentamos que o uso combinado de dados de patentes e marcas registradas é melhor para capturar toda a gama de inovações que ocorrem na economia do que apenas os dados padrão de patentes. Incorporamos o nosso argumento e análise nas principais mudanças estruturais que ocorreram na economia global desde a última parte do século XX. Descobrimos que em certos casos, por ex. nos setores de serviços, em setores onde as patentes não são amplamente utilizadas e no caso de entidades exportadoras de países em desenvolvimento, os dados de marcas são melhores para captar a extensão da inovação tecnológica e não tecnológica que aí ocorre.
Assunto: Inovação
Patentes
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
Identificador DOI: 10.1007/s11192-021-04197-2
URI: http://hdl.handle.net/1843/60046
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-021-04197-2
metadata.dc.relation.ispartof: Scientometrics
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