Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/60046
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeonardo Costa Ribeiropt_BR
dc.creatorUlisses Pereira Dos Santospt_BR
dc.creatorValbona Muzakapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T20:11:02Z-
dc.date.available2023-10-25T20:11:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.citation.spage481pt_BR
dc.citation.epage508pt_BR
dc.identifier.doi10.1007/s11192-021-04197-2pt_BR
dc.identifier.issn0138-9130pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/60046-
dc.description.abstractEncorajado pelo surgimento de uma literatura nova e crescente sobre o uso de dados de marcas como indicadores complementares de inovação, este artigo fortalece o argumento para tal uso, oferecendo evidências qualitativas e quantitativas em seu apoio. Com base em duas grandes bases de dados de marcas e patentes construídas para este fim, o artigo defende que o uso cuidadoso de dados de marcas pode melhorar a nossa compreensão dos processos de inovação em todos os setores da economia. Nossos bancos de dados geram um alto coeficiente de correlação entre patentes e marcas registradas em quatro diferentes escalas de agregação: empresa, setor, país e global. Argumentamos que o uso combinado de dados de patentes e marcas registradas é melhor para capturar toda a gama de inovações que ocorrem na economia do que apenas os dados padrão de patentes. Incorporamos o nosso argumento e análise nas principais mudanças estruturais que ocorreram na economia global desde a última parte do século XX. Descobrimos que em certos casos, por ex. nos setores de serviços, em setores onde as patentes não são amplamente utilizadas e no caso de entidades exportadoras de países em desenvolvimento, os dados de marcas são melhores para captar a extensão da inovação tecnológica e não tecnológica que aí ocorre.pt_BR
dc.description.resumoEncouraged by the emergence of a new and growing literature on the use of trademark data as complementary indicators of innovation, this paper strengthens the case for such use by offering both qualitative and quantitative evidence in its support. Based on two large trademark and patent databases built for this purpose, the paper makes the argument that careful use of trademark data can improve our understanding of innovation processes across all sectors of the economy. Our databases generate a high correlation coefficient between patents and trademarks in four different scales of aggregation: firm, sector, country, and global. We argue that the combined use of patent and trademark data is better at capturing the whole gamut of innovation that takes place in the economy than the standard patent data alone. We embed our argument and analysis throughout in the main structural changes that have occurred in the global economy since the latter part of the twentieth century. We find that in certain cases, e.g. in service sectors, in sectors where patents are not widely used, and in the case of exporting entities from developing countries, trademark data are better at capturing the extent of technological and non-technological innovation that occurs therein.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofScientometrics-
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectinnovationpt_BR
dc.subjectTrademarkspt_BR
dc.subject.otherInovaçãopt_BR
dc.subject.otherPatentespt_BR
dc.titleTrademarks as an indicator of innovation: towards a fuller picturept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://link.springer.com/article/10.1007/s11192-021-04197-2pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.