Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/60047
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Escala de percepção e análise da fluência leitora ? solar: usabilidade e consistência
Título(s) alternativo(s): Scale of Perception and Analysis of Reading Fluency – SOLAR: usability and consistency
Autor(es): Luciana Mendonça Alves
Rafael Teixeira Scoralick Dias
Júlia Barcelos Lara
Luiz Felipe Dos Santos
Letícia Celeste
Vanessa de Oliveira Martins Reis
Resumo: Objetivo: analisar a consistência de respostas entre avaliadores e verificar a usabilidade da Escala de Percepção e Análise da Fluência Leitora - SOLAR. Métodos: estudo descritivo não experimental de corte transversal. Participaram como juízes professores do Ensino Fundamental e acadêmicos de Fonoaudiologia e Pedagogia. Os juízes utilizaram como instrumento a Escala SOLAR para a análise de fluência leitora de áudios de 20 estudantes do Ensino Fundamental. A comparação da usabilidade foi realizada por meio do teste Kruskal Wallis e comparação dois a dois pelo teste Mann Whitney. Para análise da consistência de respostas entre juízes foi utilizado o cálculo do coeficiente de correlação interclasse. O nível de significância utilizado foi de 5%. Resultados: a análise da fidedignidade das respostas demonstrou coeficiente de correlação intraclasse excelente para todas as habilidades da escala. Quanto à usabilidade do instrumento, mais de 80% dos participantes o avaliaram positivamente. Verificou-se, por meio dos questionários de usabilidade, que é uma escala de fácil uso, com orientações claras, os seus usuários se sentem confortáveis e confiantesem utilizá-la. Conclusão: a SOLAR obteve bons indicadores de fidedignidade e consistência, com excelente concordância entre os avaliadores. Tais resultados indicam confiabilidade satisfatória dos itens e avaliações qualitativas favoráveis dos usuários.
Abstract: Objective: to analyze the consistency of responses of evaluators and to verify the usability of the perception and analysis of SOLAR (Science of Language and Reading) Methods: a non-experimental descriptive cross-sectional study. Elementary school teachers and undergraduate students of speech therapy and pedagogy participated as the judges. The judges used the SOLAR Scale as an instrument to analyze the reading fluency of twenty audios recorded by elementary school students. Usability comparisons were performed using the Kruskal Wallis test and two-by-two comparisons using the Mann Whitney test. To analyze the consistency of the responses between the judges, the calculation of the interclass correlation coefficient was used. Results: the analysis of the reliability of the answers showed an excellent intraclass correlation coefficient for all the skills of the Scale. As for the usability of the Scale, more than 80% of the participants positively evaluated the assessment. This was verified through the usability questionnaires which confirmed that it was easy to use, with clear guidelines and that users felt comfortable and confident using it. Conclusion: SOLAR obtained good results in reliability and consistency with excellent agreement between the evaluators. These results indicated satisfactory reliability of the SOLAR items and favorable qualitative ratings from users
Assunto: Leitura
Educação
Desenvolvimento da Linguagem
Aprendizagem
Estudo de Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.1590/1982-0216/20212369821
URI: http://hdl.handle.net/1843/60047
Data do documento: 2021
metadata.dc.url.externa: https://doi.org/10.1590/1982-0216/20212369821
metadata.dc.relation.ispartof: Revista CEFAC
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